quarta-feira, 25 de abril de 2012

RELAÇÃO-GESTOR-EQUIPE-CLIENTES


Perceba que a gestão tem sucesso por meio do esforço dos colaboradores (SERVIDORES PÚBLICOS). Não é porque você está no comando que deve tomar todo o crédito pelo trabalho feito. Sua equipe é responsável pelo resultado alcançado. Você é o líder de uma equipe que realizará o trabalho, tendo como função assegurar que tudo seja feito segundo a qualidade exigida. Delegue as responsabilidades e confie na equipe. Gestões supercontroladoras não são apreciadas e demonstram desrespeito pelos membros da equipe. Uma vez que a instituição já treinou alguém para realizar uma determinada tarefa, permita que a pessoa trabalhe sem interferência. Pessoas diferentes têm diferentes métodos, e o método de alguém pode ser tão eficiente quando aquele que você utiliza. Assim, antes de dar o primeiro passo para forçar alguém a usar o seu método, seja honesto na avaliação do método e, caso perceba que ele funciona tão bem quanto o que você já tem, permita que o novo método seja utilizado. Correções muito freqüentes diminuem a confiança da equipe e impedem que desenvolvam seus próprios estilos.Conheça profundamente seus colaboradores para saber suas forças. Observe-os e conheça-os como indivíduos. Compreenda seus motivos: quaisquer que sejam, faça o melhor para entendê-los. Isso vai permitir que você os aprimore, ajuste e alinhe para os objetivos que você também possui. Bons colaboradores estão sempre em destaque, e é sua tarefa descobrir quem faz o "necessário" e quem faz "o algo a mais". Há uma diferença substancial.Acredite nisso!A maioria dos chefes ruins possuem o (equivocado) entendimento de que as coisas não estão sendo bem desenvolvidas, pois tais chefes acreditam que são os únicos capazes de realizar uma determinada tarefa da melhor forma. A verdade é que os bons chefes acreditam em suas equipes e isso quase não é muito comum.Desenvolva sua equipe para a tomada de decisões e não os fique criticando. Se a instituição realizou um bom trabalho de treinamento para que as pessoas desenvolvam de maneira satisfatória suas atividades, é importante que você acredite que eles estão dando o melhor para realizar o melhor para o interesse da instituição. Mesmo que tomem uma decisão equivocada ou resolvam um problema de um modo que você não faria, não critique e nem os desvalorize. Pelo contrário: use esses momentos como oportunidades de melhoria. Ouça as razões para a ação tomada - na maioria das vezes, dentro do contexto, há uma lógica para o que foi feito.Sempre comunique a  sua equipe sobre como você a aprecia - na frente dos clientes, se possível. Nunca hesite em dar o tapinha nas costas, cumprimentar os colaboradores (SERVIDORES)e agradecer pelo excelente trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe. Se os clientes estiverem ali, permita que saibam o quanto você acredita que seus colaboradores (SERVIDORES)podem oferecer os serviços que são de sua competência e responsabilidade. Quando a equipe se sente valorizada e apreciada, seu emprego significa muito mais do que o salário. Quando seus clientes ficam sabendo que você, enquanto chefe, acredita fortemente na sua equipe, eles se sentem confiantes de que estão em boas mãos, e isso dá a você mesmo a liberdade de deixar seus clientes nas mãos capazes de sua equipe. Percebe como isso se torna uma relação "ganha-ganha-ganha"? Ao elogiar seu colaborador(SERVIDOR) enquanto seu cliente observa, você alcança todos os benefícios - e nenhum prejuízo.Aprenda a ser um ouvinte efetivo. Seus colaboradores (SERVIDORES),merecem ser ouvidos quando têm preocupações. Permita que finalizem antes que você comece a falar; não assuma que você já sabe o que eles vão dizer antes que terminem. Não crie argumentos de defesa em sua mente enquanto eles falam. Pelo contrário: tente estar totalmente engajado na conversa enquanto falam, sem criar objeções. Reconheça seus pontos - o que não significa que você concorda com eles; apenas significa que você compreendeu. Repita os pontos com suas próprias palavras para confirmar, se necessário. Você pode não tomar nenhuma ação, mas ouvi-los é importante para passar um sentimento de participação e significância. Geralmente, simplesmente dizer "Eu aprecio o fato de você estar me dizendo isso" é tudo que eles precisam para se sentir ouvidos.
Nem todos nasceram para serem chefes ou administradores. Se você é o proprietário, pode ser bom contratar um gerente que "seja" um bom chefe para fazer interagir com a equipe. Se você foi promovido, poderá procurar uma posição diferente na qual não será exigido para tomar decisões gerenciais. Sentar-se na cadeira do Capitão exige uma dose de personalidade - se você não a tem, tudo bem; apenas descubra um modo de tomar suas decisões de acordo.Você precisa ser bravo para vencer a natureza controladora,se você é mal humorado e irritado,sua equipe também será,entenda que sua equipe é formada por pessoas com necessidades e sentimentos,como você,acredite na sua equipe,isso significa tudo pra eles e,no final das contas,para você,não fique guiando por trás com um chicote,você precisa inspirar as equipes a fazerem coisas grandes.

UM ABRAÇO DO AMIGO EDY!

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