terça-feira, 24 de abril de 2012

PREVENÇÃO DE CÁLCULO RENAL


Prevenção
Uma vez tido um cálculo renal, a pessoa sempre estará susceptível à formação de novos cálculos. Para pacientes que já tiveram sua primeira pedra no rim, torna-se difícil prognosticar a probabilidade de retorno de novas pedras. Até 70% dos pacientes que tiveram pedra no rim, terão uma outra no espaço de até 10 anos caso não recorram a nenhum tipo de tratamento preventivo. Contudo, pacientes que têm uma disfunção metabólica grave podem ter múltiplas pedras nos rins formando-se mensalmente. Muitos destes cálculos renais ocorrem novamente no espaço de 5 a 7 anos, sendo que o pico desta ocorrência acontece nos dois primeiros anos. A medida que os pacientes que já tiveram pedra nos rins envelhecem, a taxa de formação de novas pedras parece declinar e a não ocorrência geralmente acontece na faixa etária dos 50 anos.

Uma simples e importante mudança para prevenir o surgimento de cálculo renal é o aumento da ingestão de líquidos, preferencialmente água, no mínimo de 2 a 3 litros por dia.
Para prevenir a formação de cálculos renais, muitas pessoas tem buscado alternativas como chás, misturas naturais e receitas caseiras, o que em alguns casos até ajuda, mas infelizmente não resolve o problema, pois não corrige a disfunção metabólica que ocasionou as pedras.
 Um estudo metabólico poderá identificar o distúrbio básico, desta forma sendo possível descobrir a causa do problema.

  


Para o cálculo renal de estruvita, também chamado de infeccioso, após a sua remoção é importante manter a urina livre da bactéria que pode causar a infecção. Exames de urina regulares são indicados para monitorar a presença da bactéria da urina.



É importante ressaltar que a prevenção de novos cálculos renais deve ser feita pelo resto da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário