quinta-feira, 26 de abril de 2012

Rede Cegonha » Adesão integrada PMAQ-AB/Rede Cegonha


Rede Cegonha

É uma estratégia que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. Apresenta quatro componentes: Pré-natal, Parto e Nascimento, Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança e Sistema Logístico (transporte sanitário e regulação).

Adesão Integrada

Para o conjunto de municípios* que aderiram ao Programa da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) ao Componente do Pré-Natal e Puerpério / Atenção Integral à Saúde da Criança da Rede Cegonha.
* AtençãoExceto para os municípios publicados no ANEXO I da Portaria MS/GM Nº 534, de 28 de março de 2012, que autoriza o repasse de recursos referentes aos novos exames do Componente Pré-Natal da Rede Cegonha.

Adesão Facilitada (caso o município não tenha aderido ao PMAQ-AB)

Os municípios que NÃO aderiram ao Programa da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e os municícipios que NÃO pertencem a região de saúde priorizada na CIB deverão realizar sua adesão ao Componente do Pré-Natal e Atenção Integral à Saúde da Criança da Rede Cegonha através do Sistema do Plano de Ação das Redes Temáticas (SISPART).
Todos os municípios que aderiram a Rede Cegonha, de forma integrada, facilitada e ou Regionalizada, devem solicitar acesso ao SISPRENATAL WEB por meio do endereço eletrônico: http://www.saude.gov.br/sisprenatal. Para inserir as gestantes que iniciaram seu pré-natal, parto e puerpério, nas unidades de saúde públicas ou conveniadas ao SUS. Para maiores informações: saude.mulher@saude.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário