quinta-feira, 19 de abril de 2012

REFLEXÃO SOBRE DEMOCRACIA



Os ideais da democracia  com relação à participação popular, atualmente encontram-se quase que exclusivamente restrito aos momentos da eleição. 
A partir do Brasil República forma-se um novo paradigma, o país se consolida como um Estado hegemônico passa por períodos democráticos, apesar da proibição inicial das mulheres nas questões políticas; sofre um golpe militar que mergulha o país numa ditadura por vinte e um anos, após o que ocorre uma abertura para um processo democrático que se encontra em construção, com pouco mais de vinte anos.
É exatamente essa construção o ponto chave para essa opinião, que faz uma crítica à Democracia Participativa, não pelo que ela é, mas pela forma como é conduzida pela elite política dominante, cujo objetivo é a perpetuação no poder. A Democracia Participativa pressupõe a existência de uma sociedade civil, politicamente preparada, ativa, disposta a lutar pelas causas da coletividade, cobrando dos dirigentes uma postura ética, e que o aparelho estatal não seja utilizado em proveito próprio.
O processo de formação de cidadão começa em casa, e deve ser complementado pela escola, que tem a função de criar uma consciência crítica sobre a sociedade e a importância da participação de cada um nas questões públicas, formando novas lideranças, conduzindo os rumos do país, de maneira a preservar para as gerações futuras um meio-ambiente equilibrado, uma sociedade harmoniosa, que possa propiciar uma vida digna, com menos desigualdades.

  UM GRANDE ABRAÇO DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário