Ao ser promovido para o cargo de chefia, embora com grande
potencial para desempenhar as tarefas operacionalmente, o profissional recém
promovido nem sempre consegue utilizar seu potencial técnico para
"comandar" a equipe a ele subordinada e promover um bom
relacionamento, indispensável à eficácia da liderança.
Essa eficácia é alcançada quando a chefia consegue aliar suas
habilidades técnicas e operacionais às habilidades de relacionamento humano e
de comando, tendo como resultado o bom desempenho da sua equipe.
Muitos ainda pensam que basta ter o título de diretor, de gerente
ou outro cargo de liderança para que isto dê um prestígio tal, que toda a
equipe vai obedecer automaticamente à pessoa que dirige, simplesmente por ter
sido investida de "autoridade".
Para se ter realmente autoridade, é necessário, para a pessoa que
dirige, ter não somente uma série de qualidades, mas ainda ter aprendido o
oficio de direção. Muitas pessoas levam anos para tomarem consciência de que
certas atitudes não as levam ao êxito na direção, enquanto que outras conseguem
dirigir logo com maior eficiência.
No seu ambiente de trabalho, o líder não se limita às simples
questões de comando, procura demonstrar aos seus subordinados que não é apenas
ele o elemento básico da organização. Ele é apenas uma espécie de coordenador,
para fins de ordem e harmonia.
É fato observável por todos que qualquer grupo social precisa ser
dirigido por pessoa que o guie para atingir os objetivos comuns ou satisfazer
os interesses de sua equipe, e o líder é a peça mestra.
Normalmente, as pessoas julgam liderança como o ato de controlar.
Por isso, liderar quase sempre foi sinônimo de mandar, de impor a posição
hierárquica sobre os outros para ser obedecido. No mundo globalizado,
competitivo, o sistema mudou. Hoje, a maioria das pessoas segue o líder que
seja competente, antecipador dos acontecimentos, inspirador, honesto e flexível
diante dos desafios.
Os líderes são pessoas com capacidade para se expressar
plenamente, sabem o que querem, por que querem e como comunicar isso aos
demais, a fim de obter a cooperação e o apoio deles, ou seja, saber se
comunicar com os seus colegas já é um grande passo para quem aspira à liderança
do grupo.
Também, para ser líder é necessário saber mais do que todos e
precisa ser respeitado profissionalmente.
DO AMIGO EDY!
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