"A classe
política ainda tem usado a internet de forma errada, Põe matérias prontas, paga
outras pessoas para alimentar os conteúdos. Ninguém quer ver 'Perfil Lotado 1,
2, 3...'. Isso é para quê? Fazer mala direta depois para as eleições? Os
internautas não querem o discurso 'Venha a mim ver o que estou falando'. Querem
o 'Tenho algo a dizer sobre o que você está falando', querem respostas a seus
questionamentos. Querem a interação, o diálogo direto, o 'Venha me
convencer'" , por exemplo, usa o meio com eficiência, tanto em relação à
conversa de rua, cotidiana, que vai para a internet, quanto no sentido inverso,
da crítica que nasce na internet e repercute nas ruas. Só reverte o
posicionamento das pessoas nesse meio quem tiver argumento."
"O grande desafio
no processo eleitoral é encontrar esse limite entre o direito - e até o dever -
que a administração tem de informar o cidadão sobre aquilo que está sendo feito
em seu proveito com o cuidado necessário para não avançar para a propaganda
eleitoral. É um limite tênue, mas que tem que ser examinado caso a caso.
Um bom número de pessoas ligadas
às campanhas políticas acreditam que a campanha começa no momento do anúncio da
candidatura,isso é errado.Mas, sabemos que existe muita coisa a ser feita
antes disso.É necessário que o candidato tenha uma estrutura básica,
tesoureiro, consultor, um site que deverá estar pronto para ser colocado online
no momento em que a candidatura se tornar oficial, voluntários e
etc...Preparação à parte é ideal que o anúncio da candidatura seja feito de
forma profissional e, de preferência, em diversos tipos de mídia
simultaneamente.Esse é o papel do especialista em internet, divulgar todas
as formas de divulgação referente a candidatura.É ele quem vai estar com todas
as mídias preparadas para a divulgação. Seja Mídias online ou tradicionais o
importante é que todo o material já esteja pronto para ser enviado e com isso o
candidato já sai ganhando na corrida para as eleições.É ele que sabe qual
material e mídias trarão mais repercussão para o candidato e como essa notícia
deverá ser divulgada.Mais do que simplesmente comunicar a candidatura oficial,
é importante despertar nos eleitores a curiosidade sobre o candidato, o
interesse por sua presença no palco político.Nunca esquecendo que em municípios
pequenos o marketing tradicional ainda tem seu papel fundamental no jogo
político, é preciso que os candidatos tenham consciência de que no mundo atual,
ignorar as Mídias Sociais pode ser um erro.No momento do anúncio é preciso que
haja uma coordenação entre os que apóiam o candidato, para que a
notícia não passe despercebida. No caso das Mídias Sociais, um bom planejamento
de divulgação entre os apoiadores pode ser de suma importância.A primeira
declaração, o primeiro discurso, deverá ser resumida de forma coerente e
concisa para que, dentro de Mídias Sociais, como o Twitter, Facebook,etc...
não percam o importância de seu contexto original.Quaisquer materiais
adicionais tais como fotos, biografia e posicionamento do candidato, devem
estar prontos antes do anúncio, para que os colaboradores não se percam
procurando informações importantes.Seus colaboradores, partindo do profissional
da internet, deverão estar preparados para as perguntas que certamente surgirão
por parte dos eleitores.Se a imprensa é difícil de satisfazer, nas Mídias
Sociais o público pode ser muito mais curioso e exigente.Então meus caros
pré-candidatos de MUANÁ prepare sua equipe, tente cobrir todas as
possibilidades de perguntas e deixe algumas respostas já prontas.Nunca utilize
respostas clichês nas Mídias Sociais, o povo está cansado disso e não aceita
mais panos quentes.Mantenha-se atualizado sobre todos os assuntos que
interessam aos seus eleitores.Para isso utilize de pesquisas ON e OFF-line, de
forma a saber o que puder sobre as preocupações, esperanças e desejos de seus
eleitores.O planejamento antes do anúncio da candidatura pode evitar diversos
momentos constrangedores que poderão se seguir.Nós sabemos que em política nada
se limita ao período oficial de campanha. Nenhum candidato ou pré-candidato vai
ficar quietinho em sua casa, esperando que a bandeira de largada seja agitada
para só então começar sua campanha.O dia a dia de um candidato em ano de
eleição é, ou pelo menos deveria ser, planejado com todo cuidado.Cada passo,
cada visita social, cada aparição em público tem um objetivo: As eleições.Mas,
mais do que aparecer fisicamente nos lugares certos, existem coisas que o
candidato pode e deve começar a fazer desde agora.Uma delas é o planejamento de
sua campanha de Marketing Digital.Enquanto não pode se declarar oficialmente
candidato, o “cidadão” pode começar a despertar o interesse de outros
“cidadãos” para o problemas políticos de sua cidade ou região.Isso não é contra
a lei. Qualquer pessoa pode expressar sua opinião, fazer comentários e
questionar qualquer assunto, político ou não, na internet.É claro que o
candidato precisa tomar cuidado para não se expor como tal.
Nada impede o candidato de iniciar
um movimento de conscientização em seu município, ou lançar uma campanha de
“Salve as baleias” ou “Protejam os ovos das tartarugas”.O objetivo aqui ainda
não é vencer as eleições, mas conquistar o eleitorado.Não é ser candidato ou
político, mas cidadão consciente e preocupado.Não recomendo o uso desta
cidadania para agredir, criticar de forma acintosa ou iniciar acusações contra
os adversários, mesmo que esse adversário seja o atual prefeito ou vereador e
que seu mandato seja, comprovadamente, um fiasco.Atitudes agressivas podem ser
positivas, mas na maioria das vezes geram antipatia.Faça críticas, sim, mas e
forma geral tente ouvir mais do que falar.Crie debates, enquetes,
discussões.Estimule os futuros eleitores a darem suas opiniões, a se
posicionarem sobre determinados assunto.Você poderá usar essas informações para
fortalecer sua campanha quando chegar a hora.Um plano de governo baseado no que
o povo quer pode ser muito mais sedutor que qualquer influência
generalizada.Minha dica é que você, pré-candidato, use este período
pré-campanha em MUANÁ, para conhecer melhor o seu futuro eleitor.
“O homem deve criar as
oportunidades e não somente encontrá-las”.
“Uma pergunta prudente
é metade da sabedoria”.
“O conhecimento é em
si um poder.
Então comece a ouvir e pesquisar,
enquanto não pode sair em campo.
BOA SORTE A TODOS.
DO AMIGO EDY!
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