sábado, 12 de maio de 2012

Cadastro Único dos Usuários do SUS está disponível na internet a partir de hoje


CADASTRO DO SUS




Foto: Divulgação
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa doMinistério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), disponibiliza a partir de hoje (10) o Cadastro Único de Usuários do SUS (CadSUSWeb). A ferramenta pode ser acessada no Portal de Cadastros Nacionais do DATASUS.
O CadSUSWeb vai ser lançado hoje durante a Oficina de Registro Eletrônico de Saúde, que acontece desde a terça-feira (8/5), em Brasília. O evento, realizado pelo DATASUS-SGEP reúne especialistas em Tecnologia da Informação, que discutem diretrizes para a construção do RES.
O CadSUSWEb poderá ser acessado por profissionais da saúde que operam a base de dados do Cartão Nacional de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde e nas secretarias estaduais e municipais de saúde e que possuem o código de acesso do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES).
O novo ambiente vai disponibilizar a consulta, edição, relatórios, cadastro e impressão do documento. Tal impressão estará disponível em três modalidades: etiqueta no padrão da impressora, impressão direto da mídia e impressão em papel. A variedade vai permitir que o município imprima o cartão de acordo com o recurso de que dispõe. Um manual de operações completo, suporte técnico on-line, por e-mail e telefone estarão à disposição dos profissionais.
Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, o objetivo é dar mais fluidez ao processo de cadastramento e distribuição do número do Cartão. Odorico destaca que o CadSUSWeb é o primeiro passo para a integração dos sistemas de saúde em uma base nacional, o que está previsto para ser concluído em 2013.
Mais sobre o Cartão - Quatro Portarias foram publicadas pelo Ministério da Saúde instituindo o Marco Regulatório do Cartão Nacional de Saúde. No momento, está sendo distribuída a mídia plástica para 1.300 municípios que têm 100% dos usuários cadastrados no Cadastro Único do SUS (CadSUS) e Sistema de Regulação (SISReg)implantado.
O primeiro processo de higienização permanente dos bancos de dados deve estar concluído ainda este semestre. Em evento que aconteceu na quarta-feira (09/05), no Rio de Janeiro, o secretário Odorico Monteiro entregou à Agência Nacional de Saúde (ANS) mais de 30 milhões de números do Cartão, pertencentes a usuários das operadoras de planos de saúde.
A atualização e registro dos dados repassados pela ANS atende determinação da Portaria de criação do SistemaCartão Nacional de Saúde, prevendo que todo cidadão brasileiro terá seu registro único no SUS. A medida vai fortalecer o controle e o ressarcimento, pelas operadoras, ao SUS. Segundo Odorico Monteiro, “a meta é universalizar o Cartão Nacional de Saúde até 2014, garantindo que o cidadão já saia da maternidade com seu número.”
extraido do blog da acs Eliane Leitte

Nenhum comentário:

Postar um comentário