Uma
instituição de Saúde é antes de tudo um espaço de RESPEITO,DIGNIDADE,MORAL aos
cidadãos que procuram os diversos atendimentos oferecidos. Essa convivência
respeitosa e democrática deve levar em consideração a pluralidade de idéias de
todo grupo (FUNCIONÁRIOS). Em uma secretaria de saúde, exercitamos o que esperamos
ser o ideal de nossa sociedade. Nesse exercício democrático, os funcionários se
transformam e logo depois podem transformar seus clientes, comunidades com
novas idéias e concepções,com um atendimento de qualidade.Todos
os servidores que compõem a secretaria de saúde de Muaná têm suas idéias e
sonhos, que precisam ser respeitados. Por isso, em uma gestão em SAÚDE
verdadeiramente democrática, é fundamental ouvir a opinião dos funcionários.
Mas ouvir realmente significa muito mais do que fazer de conta. Significa
coletar as diversas opiniões e organizá-las de forma coerente, traduzindo as
mesmas em ações concretas, de tal forma a resolver os problemas
cotidianos.Nem todos(as) compreendem o significado da palavra servir.Servir significa
estar à disposição da sociedade para o atendimento de suas necessidades. Servir
significa agir dentro dos princípios da moralidade, impessoalidade,
publicidade, eficiência e legalidade, conforme o Artigo 37 da Constituição
Federal Brasileira.É comum
ouvirmos reclamações sobre o atendimento na secretaria de saúde do Município ou
até mesmo em postos de saúde. Mas o mau atendimento também acontece quando
interagimos com instituições públicas tais como as responsáveis pela
reorganização e planejamento,acredito que seja por falta de mão de obra
qualificada para poder gerenciar de forma satisfatória,com isso buscando o bem
estar da população que procura os atendimentos,entre outras.Muitas
vezes o excesso de burocracia da gestão.Visa de certa forma prejudicar o
desenvolvimento do trabalho em se tratando de SAÚDE.O princípio da legalidade
muitas vezes é confundido com o exercício da burocracia excessiva.Freqüentemente,
sentimos má vontade da gestão em saúde em buscar uma qualidade de vida melhor para
a população. Através de convênios com diversos programas implantados pelo
governo federal,podemos atingir esse objetivo que é melhorar a situação
em saúde do Brasileiro.Geralmente a gestão confunde o principio da
impessoalidade com um exercício de indiferença ao Público. Longas filas, excesso
de burocracia e má qualidade dos serviços prestados têm impedido uma parcela
razoável da população de utilizar plenamente o serviço público. Assim, os
cidadãos se vêem obrigados, quando têm condições, a pagar por planos de saúde,
porque não confiam na qualidade dos serviços públicos oferecidos dentro da
saúde,não por profissionais não qualificados,muito pelo contrario os
profissionais que hoje trabalha na SAÚDE,desenvolvem seu trabalho com ética e
respeito,mas a falta de estrutura e condições de trabalho fazem com que a
comunidade chegue a esse patamar de insatisfação.Os
servidores públicos têm o dever de servir bem a sua comunidade. Por esse
motivo, é fundamental que os gestores públicos atuem na conscientização de seus
coordenados sobre a importância de seu papel social. Cabe aos gestores atuarem
dando bons exemplos para terem condições morais de acompanhar e cobrar a
postura de seus coordenados.Sempre
ouvimos dizer que as palavras até convencem, mas os exemplos arrastam. Esse é
um pensamento que todo gestor em saúde deve ter em mente em seu dia-a-dia, caso
tenha a intenção de liderar o processo de desenvolvimento de sua secretaria.Para
tanto é preciso planejar, acompanhar, orientar e organizar procedimentos para a
melhoria do atendimento dos serviços públicos oferecidos.Quando
se observa a ocorrência de falhas nos processos, é preciso que todas as
providências sejam tomadas para a solução dos problemas. A omissão e a
conivência dos gestores com comportamentos inadequados são condenáveis, pois
isso prejudica a finalidade dos órgãos públicos e causa desmotivação aos
profissionais sérios, que fazem bem aquilo para o qual foram habilitados.Cada
coordenadoria dos determinados posto de saúde é responsável por gerir um
determinado grupo de servidores, fazer o acompanhamento das atividades
executadas, avaliar os problemas e encaminhar a proposição de soluções nas
reuniões do Conselho existente.Se
há o devido acompanhamento da GESTÃO com o seu corpo funcional, o seu
compromisso é com a capacitação de sua equipe,com o objetivo de melhorar o
atendimento aos clientes que procuram atendimento oferecidos pelo SUS e governo
federal.
UM
ABRAÇO DO AMIGO EDY!
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