O atendimento ao
cidadão/usuário não se resume a um conjunto de tarefas e sim no modo de ser.A
qualidade é uma atitude que deve ser medida não só em termos do que fazemos,mas
de como fazemos.Como servidor público Municipal, vou fazer um levantamento e analisar
os fatores que interferem na qualidade do serviço de atendimento ao público em
alguns postos de saúde em MUANÁ e na própria secretaria de Saúde, assim como
propor sugestões junto a gestão em saúde para a sua melhoria. É impossível
imaginar qualquer atendimento ao cidadão/usuário, seja em instituições públicas
ou em organizações privadas, sem que haja um mínimo padrão de qualidade. É
fundamental compreender que atender o usuário com qualidade não se resume apenas
em tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso, significa acrescentar
benefícios aos serviços, objetivando superar as suas expectativas. A excelência
no atendimento se traduz pela busca da economia de tempo, e esforço ao cidadão,
com a oferta de informações corretas, completas, atualizadas e compreensíveis,
de modo que sirvam de referência para que todos falem “a mesma língua” e haja a
satisfação das necessidades do usuário. A implantação de um serviço de atendimento
de qualidade orientado ao cidadão na área da SAÚDE em MUANÁ, seria de um absoluto
comprometimento da instituição, a começar por aqueles que determinam os rumos e
as estratégias maiores, ou seja, o mais alto nível da GESTÃO. Como qualquer
outra organização, a secretaria de saúde de Muaná tem de buscar formas mais
adequadas e eficientes,principalmente para alguns funcionários(a) em atender o
público, orientando-o como cidadão, procurando desenvolver-se dentro do espaço
constitucional demarcado pelos princípios norteadores da Administração Pública,
quais sejam, impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Acolhendo
os usuários do Sistema Único de Saúde do Município, com respeito e dignidade,
de forma eficaz, sem discriminação, proporcionando o atendimento preferencial a
idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como àquelas
acompanhadas por crianças de colo. Mas o que é qualidade em serviços, mais
especificamente no atendimento?
Acredito que qualidade
no atendimento não se resume apenas em tratar bem ou não seu cliente/usuário,
pois cada cliente que demanda um determinado tipo de serviço cria expectativas
próprias a respeito do atendimento ou do serviço. Por isso, procurar saber quais são as expectativas
criadas pelos seus clientes/usuários, na tentativa de procurar atendê-los da
melhor forma possível, criando em suas mentes a concepção de qualidade do
serviço prestado. É muito comum ouvir falar de que a maioria dos órgãos
públicos são ruins como prestadores de serviços aos cidadãos. São classificados
como ineficientes, desmotivados, preguiçosos e que não atendem as necessidades
dos “cidadãos/usuários”. Entendo que
essa concepção é totalmente equivocada, vez que a Administração Pública vem
desenvolvendo ações , visando-as torná-las menos burocráticas e mais focadas no
cidadão/Usuário.
DO AMIGO EDY!
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