domingo, 3 de junho de 2012

PISO SALARIAL DO ASB E TSB EM ANDAMENTO


Fixará o piso salarial para os Técnicos em Saúde Bucal e para os Auxiliares em Saúde Bucal, valorizando a atividade exercida por estes profissionais, com a finalidade de melhorar a saúde bucal no país.
Tipo: Câmara
Data de apresentação: 27/04/2011
Data de votação no congresso: Indefinido
Situação: Em tramitação

Descrição: Este projeto de lei acrescentará determinados dispositivos na lei que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal – TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal – ASB. O dispositivo acrescentado determina que o piso salarial devido ao Técnico em Saúde Bucal – TSB, para a jornada de trabalho de oito horas diárias e quarenta semanais, será de R$1.020,00 mensais. Este valor será reajustado anualmente no mês correspondente ao da publicação desta lei, devendo ser observada a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INCP, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nos doze meses imediatamente anteriores. Outro dispositivo acrescentado determinará que o piso salarial devido ao Auxiliar em Saúde Bucal – ASB, para uma jornada de oito horas diárias e quarenta semanais, será de R$ 770,00 mensais. É válido ressaltar que este valor também deverá ser reajustado anualmente no mês correspondente ao da publicação desta lei, observando a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INCP, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nos doze meses imediatamente anteriores. 
  
Segundo a deputada Gorete Pereira, a saúde bucal no país ainda apresenta grandes desafios, uma vez que uma parcela significativa da população brasileira nunca foi ao dentista. De acordo com a deputada, para reverter esta situação, é necessário valorizar os profissionais da área da saúde bucal. Desse modo, é importante considerar a atividade exercida pelos Técnicos em Saúde Bucal e dos Auxiliares em Saúde Bucal, fixando o piso salarial para estas categorias.


DO AMIGO EDY!

3 comentários:

  1. sou axiliar de saude bucal e nunca recebi incentivo, gostaria de saber se tenho direto ao incentivo, e qual é o piso salarial do asb referente ao ano de 2012.andei olhando no site do fundo a fundo do meu municipio, e vi que vem uma verba para a saude bucal no valor de 6.500.00, poderia me explicar como esse dinheiro deve ser dividido.... obrigado

    ResponderExcluir
  2. Por que será que eles não aprovam esse piso salarial??
    Será que eles estão esperando o salário minimo chegar a esse valor???
    Isso é um absurdo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ACHO UMA POUCA VERGONHA O SALARIO DE UM ASB PQ ESSE TRAMPO É MO ESCRAVIDÃO TRAABALHA MUITO Ñ É VALORIZADO
    AGORA O GOVERNA QUER PAGAR PRA UM UZUARIO DE DROGA 1.350,00 E NOIS KI SE MATA LEVA CHINGO DE PATÃO ETC RECEBE UMA MICHARIA NOIS PARECE O TEMPO DA ESCRAVIDÃO É COMPLICADO ISSO VCS TINHAM QUE OLHAR POR NOIS AI E AJUDA AGENTE PQ NOIS SOMOS OS BRAÇOS DIREITOS DOS DELES AGENTE ESTAMOS ARRISCADO A TUDO DENTRO DE UM CONSULTORIO OU DE UMA CLINICA

    ResponderExcluir