domingo, 24 de junho de 2012

Congresso reunirá secretários municipais de saúde em Brasília


Congresso reunirá secretários municipais de saúde em Brasília


Congresso reunirá secretários municipais de saúde em Brasília


Secretários municipais de saúde de todo país participam, em Brasília, de 09 a 12 de julho, do XXVII Congresso do Conasems, evento que contará com a presença de cerca de 3.500 participantes entre gestores, profissionais, técnicos, educadores e pesquisadores da área de saúde de todo o Brasil, para debater a “Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS”.
A abertura oficial do evento será dia 09, às 10 horas da manhã no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A solenidade de abertura vai contar com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do representante da Organização Pan-Americana no Brasil, Diego Victória, do Governador do Estado do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do Secretário Estadual de Saúde do Distrito Federal, Rafael Aguiar, Presidente do CONASS, Beatriz Figueiredo Dobashi, Presidente da Câmara Federal e Senado, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Carlos Coser. Além diretoria executiva, presidentes dos Cosems e o Conselho Honorário do Conasems.
O Congresso tem como objetivo promover a discussão e troca de experiências entre os participantes, discutir as políticas de saúde adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o respectivo impacto nos municípios, além de troca de experiências, promovendo o aperfeiçoamento da gestão do SUS e os serviços prestados à população brasileira.
Ao longo dos quatro dias de evento serão desenvolvidas oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas e Café com Idéias abordando diversos temas ligados a saúde pública e as políticas de saúde, ao SUS e principalmente, a gestão municipal de saúde. Além dessas atividades, o Congresso conta ainda com a Feira Aqui tem SUS, onde serão montados estandes de diversas instituições que vão expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS.
O destaque desta edição será as mesas Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil, com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, e O Parlamento e a Construção do SUS, com parlamentares de todo o país. Além destas estão programadas outras quatro mesas: Intersetorialidade; Gestando a Rede de Atenção a Saúde por Meio das Linhas de Cuidado; Valorização, Qualificação e Fortalecimento da Atenção Básica e a Mesa Congresso Saúde e Paz.
De acordo com informação Pedro Madeiro, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), o evento será uma oportunidade para que a delegação alagoana possa participar e trocar experiências com gestores de outros estados brasileiros. “Estamos levando seis experiências exitosas comprovadas em Alagoas e que serão apresentadas durante a realização do congresso”.
Segundo o presidente do Cosems, os municípios que apresentaram suas experiências exitosas durante o Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde, realizado em Maragogi, são: Maceió, Arapiraca, Estrela de Alagoas e Colônia Leopoldina.

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário