terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Piso Salarial do ACS: Câmara municipal prova que é mais fácil conseguir êxito a nível municipal


Piso Salarial do ACS: Câmara municipal prova que é mais fácil conseguir êxito a nível municipal

A Câmara municipal de Filadélfia  acaba de comprovar a tese que o coordenador geral da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS, Samuel Camêlo, vem defendendo. Samuel tem defendido que é mais fácil conseguir êxito a nível local (municipal) do que nacional. Ao longo de quase quatro anos ele tem defendido que a proposta daConfederação Nacional dos Agentes de Saúde – CONACS, não lograria êxito devido a falta de interesse da administração em estabelecer os procedimentos requeridos para obtenção de resultados. Uma das características questionada é a particularização das ações institucionais, um vício contraditório que tem feito com que a luta da categoria tenha perdido a força ao logo desses anos. A humilhação a que a categoria é submetida é tão explicita que o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sr. Paulo Ziulkoski, que em relação aos agentes comunitários de saúde afirmou: “...quem não for efetivo demita...” “O que eles fazem hoje, além de preencher papeis desnecessário e incomodando as famílias? Palavras divulgadas em diversos jornais e sem nenhum reação equivalente da CONACS.

Na  sessão ordinária, realizada na última sexta-feira (7), os vereadores de Filadélfia aprovaram o Projeto de Lei do Executivo Municipal que institui o piso salarial profissional dos Agentes Comunitários de Saúde do município. Valor praticamente equivalente ao proposto pela confederação da categoria.

O Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, ficou fixado no valor de R$ 871,00, (oitocentos e setenta e um reais) ao mês. Os vereadores Jailton Correia e Genésio Barbosa não participaram da sessão e o projeto foi aprovado pelos 7 vereadores presentes na sessão.
Todos os vereadores foram ovacionados agentes de saúde presentes no plenário, que ficaram entusiasmados pela grande conquista.

Fica a lição: não esperem por milagres vindos de Brasília, façam a valer a luta em seu município!

Parabéns aos guerreiros de Filadélfia, um exemplo aos ACS do Brasil!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS 
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte:
 www.agentesdesaude.com.br 

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário