O registro tardio de atendimento tem como
objetivo possibilitar ao profissional a transcrição de atendimentos que não
puderam ser registrados no momento em que ocorreram, como por exemplo, os
atendimentos advindos da agenda cujo tipo de atendimento seja “Fora da UBS” ou
por alguma indisponibilidade do sistema.
Cadastrar registro tardio
Ao
adicionar um novo registro os campos cidadão, data de atendimento, hora e local
da UBS, são de preenchimento obrigatório. Ao pesquisar pelo cidadão, o sistema
deve exibir apenas pelos cidadãos não falecidos e ativos cadastrados no sistema.
Caso o local do atendimento selecionado seja “UBS”, o sistema habilita o campo
justificativa, o qual é de preenchimento obrigatório pelo profissional. Os
atendimentos de agendamento de tipo “Fora da UBS”, serão definidos como demanda
agendada. Já os outros registros, que não possuem vínculo com agendamento, são
considerados demanda espontânea.
O campo data do atendimento não deve
aceitar datas anteriores a 7 dias em relação a data atual. O sistema deve
exibir uma mensagem informando que o campo foi preenchido de forma incorreta,
juntamente com a hint “Data do atendimento deve ser posterior ou igual à [Data
atual menos sete dias]”.
Após finalizar o registro, o cidadão é exibido
na lista de registro tardio com o status representado por uma cor que auxilia o
profissional na identificação dos registros, podendo ser:
Aguardando registro
Em registro
Registro realizado
Registar/editar
atendimento
Ao profissional é possível registar um atendimento que possua o status “Aguardando registro”. Os registros que passarem da data limite de sete dias a partir da data do atendimento/agendamento e não forem realizados, terão o status “Aguardando registro” com a opção de “Registrar atendimento” desabilitada e a hint “Prazo de atendimento excedido para este registro”.
O atendimento "Em registro" que exceder o prazo de 7 dias apresenta a mensagem “Cancelar atendimento” quando o botão “Editar atendimento” for selecionado. O atendimento é cancelado e retorna ao estado “Aguardando registro”. O atendimento "Em registro" que possuir outro atendimento mais recente, apresenta a mensagem Cancelar Atendimento quando o botão "Editar atendimento" for selecionado. O atendimento é cancelado e retorna ao estado "Aguardando registro". Com o objetivo de evitar conflitos entre atendimentos, não será possível realizar o registro tardio para cadastros de cidadãos que tenham tido algum atendimento posteriormente à data de inserção do usuário na lista. Por exemplo, FULANA teve um atendimento agendado de pré-natal dia 11/08, o qual não foi registrado pelo profissional pois ocorreu em domicílio. Dia 14/08 a cidadã teve um atendimento de vacinação na UBS. Cinco dias após o atendimento em domicílio, o profissional se recordou de registrar o atendimento de pré-natal. Entretanto, como houve um atendimento posterior a data do atendimento em domicílio mencionada no registro tardio, o sistema exibe a seguinte mensagem:
Logo, é indicado que o profissional
realize o registro do atendimento através de uma das fichas presentes no módulo
Coleta de Dados Simplificada (CDS), já que através deste é possível registar a
ficha com a data em que ocorreu o atendimento. No desfecho
de um atendimento realizado via registro tardio a unica opção disponível para
seleção é “Agendar consulta”, a qual é de preenchimento opcional por parte do
profissional. Ao agendar a consulta é possível selecionar o campo “Fora da UBS”
como local de atendimento. Estes, por sua vez, são adicionados na agenda do
profissional e automaticamente inseridos na lista de registro tardio de
atendimento na data do agendamento.
Excluir registro
É possível excluir registros cuja situação
seja “Aguardando registro”. Vale lembrar que toda exclusão de um agendamento
através da lista de registro tardio automaticamente gera um cancelamento do
agendamento, cuja justificativa descrita é “Profissional cancelou o agendamento
do atendimento realizado fora da UBS”.
DO AMIGO EDY GOMES!
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