Com o intuito de auxiliar na busca ativa dos pacientes que apresentam alguma condição de saúde e fornecer aos profissionais dados mais precisos para a caracterização de sua população adscrita, o módulo de acompanhamento permite que o profissional obtenha informações relevantes sobre seus cidadãos como nome completo, CPF, endereço, telefone e data do último atendimento.
O módulo é disponível para acesso por
profissionais de nível superior e por profissionais com o perfil de
"Coordenador da UBS". Para os coordenadores é possível filtrar os
resultados pela equipe responsável, enquanto para os demais profissionais o
resultado exibido é referente aos cidadãos pertencentes à sua equipe.
A informação da equipe responsável deriva da
informação presente no cadastro do cidadão, podendo ser validada ao pesquisar
pelo usuário no módulo Cidadão e selecionar a opção "Visualizar".
Os filtros disponíveis para seleção são
organizados em dois grandes grupos: Problemas e condições e Informações do
cidadão. Dados de ambos os grupos podem ser selecionados para que o
profissional tenha resultados ainda mais específicos, conforme a necessidade. Visando facilitar a pesquisa do profissional no
dia a dia, o módulo dispõe de 4 grupos para busca rápida que fazem parte dos
grupos de condições prioritárias, sendo: Diabetes, Hipertensão Arterial,
Obesidade e Gravidez.
O campo Grupos de condições prioritárias
exibe em ordem alfabética problemas e condições relacionadas a saúde do
cidadão. Cada problema ou condição exibido neste grupo é composto por diversos
CIDs e CIAPs que estão intimamente relacionados ao problema ou condição em
questão, facilitando a pesquisa pelo profissional de saúde. Ao todo o campo é
composto por 21 grupos, que encontram-se listados abaixo.
Asma
AVC
Dengue
Desnutrição
Diabetes
Doença Cardíaca
DPOC
DST
Gravidez
Hanseníase
Hipertensão arterial
Infarto
Obesidade
Reabilitação
Rins
Saúde Mental
Saúde sexual e reprodutiva
Tabagismo
Tuberculose
Usuário de álcool
Usuário de outras drogas
O campo CIAP2 e CID10, por sua vez, permite
ao profissional selecionar CIAPs e CIDs específicos, também listados em ordem
alfabética. É importante destacar que enquanto o grupo de condições
prioritárias exibe todos os cidadãos que tenham ao menos um CIAP ou CID da
condição selecionada, o campo CIAP2 e CID10 irá exibir apenas os cidadãos que
tenham os CIAPs ou CIDs mencionados. Exemplo: se na unidade há duas cidadãs com
o CID DIABETES MELLITUS QUE SURGE DURANTE A GRAVIDEZ - O244 e com o CIAP2
GRAVIDEZ - W78 na lista de problemas e mais treze gestantes apenas com o CIAP2
GRAVIDEZ - W78, ao selecionar o CID10 O244 e o CIAP W78 no campo CIAP2 e CID10,
o resultado será de apenas duas cidadãs, pois apenas elas possuem ambos os
CIAP/CID em sua lista de problemas.
O módulo
também possibilita ao profissional buscar apenas pelos cidadãos que estejam com
a respectiva condição de saúde ativa na lista de Problemas/condições e alergias
no prontuário do cidadão. Para tal basta selecionar a opção "Buscar apenas
problemas/condições ativas na lista de problemas e condições" após a
seleção dos CIAPs e CIDs desejados.
Um
cidadão com uma determinada condição só será exibido no resultado de busca
quando o CIAP ou CID em questão tiver sido mencionado durante um atendimento
individual no PEC (SOAP) ou mencionado no módulo Problemas/condições e alergias
ou ainda na lista de problema/condição avaliada da Ficha de Atendimento
Individual (FAI). A busca poderá sofrer modificações quanto as regras
mencionadas apenas quando a opção "Buscar
apenas problemas/condições ativas na lista de problemas e condições" for
selecionada.
No grupo
Informações do cidadão é possível que o profissional filtre a busca por sexo ou
identidade de gênero, faixa etária e data do último atendimento.
Ao final do resultado da busca dos cidadãos a
opção "Gerar relatório operacional" é disponibilizada. Ao clicar
sobre a mesma, uma tela questionando ao profissional qual relatório operacional
ele deseja imprimir é exibida. Vale lembrar que este relatório é composto pelas
mesmas regras e informações dos relatórios operacionais presentes no módulo
Relatórios. A única diferença é que pelo módulo de acompanhamento o relatório
filtrará apenas os cidadãos presentes no resultado de busca e que satisfaçam as
regras do relatório operacional selecionado para impressão.
DO AMIGO EDY GOMES!
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