terça-feira, 31 de agosto de 2021

ENTENDA A AGENDA/AGENDA ONLINE

 


Compreende-se como um módulo onde é possível visualizar a agenda dos profissionais da unidade, cadastrar agendamentos e realizar a reserva de horários.  Para que o profissional possa ter acesso à sua agenda, é necessário que um profissional com o perfil de coordenador da UBS tenha configurado a agenda do profissional através do módulo profissionais. Vale salientar que lotações inativas não podem ter as configurações da agenda modificadas.
Ao configurar a agenda do profissional, o coordenador pode registrar os horários manualmente ou optar pelo horário padrão da agenda do profissional, o qual é previamente definido pelo administrador municipal da instalação. Informações como o horário de funcionamento da UBS e tempo de duração da consulta do profissional também são definidas pelo administrador. Se, para o mesmo dia da semana, o profissional definir um intervalo maior que seis horas ou menor que duas horas, o sistema apresenta uma mensagem de confirmação para definição de período maior/menor que o período de trabalho recomendado. Em casos onde é cadastrada uma agenda com período de atendimento menor que o período de duração da consulta da CBO ou da configuração padrão, o sistema apresenta a mensagem que há campos preenchidos de forma incorreta para que o profissional realize os ajustes necessários. Para o mesmo profissional pode haver mais de uma agenda já que, para cada lotação ativa, uma agenda pode ser configurada. No entanto, uma agenda pode sofrer conflito com outra caso estas possuam os mesmos horários cadastrados. Caso isto ocorra durante a configuração de uma agenda, o sistema deve impedir a ação ao tentar salvar a configuração da agenda e exibir a seguinte mensagem: Existem conflitos de horários entre agendas e mencionar com quais lotações e em quais períodos estes conflitos ocorrem para que o coordenador possa realizar os ajustes necessários. Ao visualizar a agenda do profissional já configurada, os horários entre as consultas podem vir em intervalos de 20 minutos, ou pelo tempo padrão de atendimento definido pelo administrador, ou ainda pelo tempo de duração de consulta definido para o respectivo CBO, opção também disponível para edição pelo administrador através do módulo CBO. Em casos onde o campo referente à duração da consulta foi preenchido pelo administrador no módulo CBO, o sistema considera esta informação para a definição dos horários da agenda.

Ações sobre horários da agenda

No módulo, o profissional pode adicionar, editar e visualizar os usuários agendados para atendimento e realizar a reserva de horário para outros aspectos (atendimento externo, atividade coletiva, reunião ou outro).

 

· Adicionar agendamento/reserva: esta opção estará disponível desde que o horário esteja livre e seja posterior ao horário atual. O agendamento de usuários e reserva de horários pode ser feito por qualquer profissional com agenda na mesma unidade de saúde. Horários livres que estiverem configurados para a agenda online cuja data esteja fora do período de dois dias anteriores à data do horário, podem ser reservados pelo profissional (ex.: hoje é dia 27/04 às 08:00. Os horários disponíveis para agenda online até o dia 29/04 às 08:00 que não possuam agendamentos cadastrados poderão ser reservados pelo profissional).

 

· Adicionar cidadão na lista de atendimentos: um cidadão agendado que chega à unidade para receber atendimento tem o seu status alterado na agenda do profissional para “Cidadão presente na unidade”. A inclusão do cidadão na lista de atendimentos pode ser realizado pela agenda do próprio profissional ou pela lista de atendimentos. Sua exclusão da lista de atendimentos pode ocorrer desde que o mesmo não esteja em atendimento ou com o status “Aguardando atendimento” após um atendimento prévio.


· Excluir agendamento/reserva: esta opção é disponível somente para o próprio profissional da agenda ou para profissionais cujo perfil seja o de coordenador da UBS. Um agendamento ou reserva pode ser excluído dentro do período de uma hora após a sua inserção na agenda do profissional. O mesmo vale para agendamentos do tipo “Fora da UBS”, onde o atendimento também será excluído do Registro tardio.

 

· Cancelar agendamento/reserva: Esta opção é disponível somente para o próprio profissional da agenda ou para profissionais cujo perfil seja o de coordenador da UBS. Um agendamento ou reserva pode ser cancelado somente a partir de uma hora após o registro na agenda do profissional, sendo obrigatório para qualquer um dos profissionais a descrição de uma justificativa ao realizar o cancelamento, com exceção para os atendimentos do tipo “Fora da UBS”. 

 

 

Agenda online

 A agenda online é uma integração entre o aplicativo Meu digiSUS e o e-SUS APS PEC que permite ao cidadão:

·  realizar o agendamento de consulta;

·  acessar as informações dos seus agendamentos;

·  receber notificações de agendamentos e              cancelamentos de consultas.


 Através do módulo administração, um profissional com o perfil de coordenador da UBS consegue ativar agenda online do profissional da unidade e realizar o ajuste de horários disponibilizados para agendamentos via Meu digiSUS. Vale lembrar que o profissional necessita ter uma lotação cadastrada e ativa no CNES para que a sua agenda online possa ser configurada. Os horários selecionados serão disponibilizados apenas para cidadãos com CNS válido (ou seja, aquele que possui uma numeração definitiva, de início 7, cadastrada no CADSUS) e que possuem cadastro individual na equipe do profissional. Os cidadãos poderão realizar agendamentos para os próximos 30 dias, não sendo possível agendar para o dia atual e nem para o dia seguinte.Após a configuração da agenda online, os horários selecionados serão disponibilizados no aplicativo Meu digiSUS e ficarão indisponíveis para agendamentos via e-SUS APS PEC, sendo possível realizar apenas reservas e fechamentos. Horários do dia atual e do dia seguinte que não tiverem agendamentos realizados serão disponibilizados para reserva via PE A agenda e a agenda online possuem uma relação direta… Desta forma, caso sejam realizadas alterações na agenda do profissional e este tiver a agenda online configurada, o sistema realiza a exclusão da agenda online e depois a reconfigura com base nas alterações realizadas na agenda do profissional. Em caso de exclusão da agenda do profissional no PEC, automaticamente à agenda online do profissional também passa a ser excluída. Vale lembrar que os horários da agenda online são apresentados de acordo com o tempo de duração de consulta apresentado na agenda do profissional. Caso forem alteradas as configurações da agenda da lotação no momento em que estão sendo definidas as configurações de agenda online e existirem horários selecionados que tornaram-se indisponíveis, a notificação Campos Preenchidos de Forma Incorreta” deve ser exibido, acompanhado da seguinte mensagem: Foram alteradas as configurações da agenda do profissional de modo que alguns horários estão indisponíveis. Os horários da agenda online serão atualizados.” 

 


Fechamento da agenda

 

Módulo que tem por objetivo organizar os períodos de inatividade do profissional, o qual pode ser por motivo de férias, atestado, licença, entre outros. Assim como no cadastramento da agenda, o registro de informações neste módulo ocorre através de um profissional cujo perfil seja o de coordenador da UBS. Inicialmente, o sistema exibe os fechamentos ativos cadastrados para a respectiva agenda do profissional, apresentando as colunas de início do fechamento, fim do fechamento e motivo de fechamento da agenda. Os fechamentos ativos podem ser excluídos pelo coordenador, o que impacta diretamente na agenda e na agenda online do profissional. Ao cadastrar um novo fechamento, os mesmos campos referente ao início, final e motivo são exibidos ao coordenador para preenchimento. Caso o motivo de fechamento selecionado seja “Outro” o sistema automaticamente habilita o campo “Especifique”, o qual é de preenchimento obrigatório. Vale lembrar que não é permitido realizar fechamentos para períodos que tenham agendamentos ou reservas marcadas. Caso isto ocorra, o sistema automaticamente impede o fechamento e informa que “Existe pelo menos um cidadão agendado ou uma reserva de horário para o período selecionado”. Desta forma, ou a data de fechamento deverá ser alterada ou o agendamento/reserva deverá ser cancelado pelo profissional para que possa ser dado prosseguimento ao fechamento da agenda. 



DO AMIGO EDY GOMES!

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