terça-feira, 7 de setembro de 2021

ATENDIMENTO DE VACINAÇÃO

 

O atendimento de vacinação tem por objetivo apresentar o calendário de vacinação do usuário e o seu histórico, bem como permitir ao profissional realizar o registro de doses de imunobiológicos aplicados durante o atendimento, permitir o aprazamento de doses futuras e o registro de doses já aplicadas (registro anterior).

 

      A opção “Realizar vacinação” deve ser apresentada apenas quando o tipo de serviço selecionado pelo profissional, ao adicionar o cidadão na lista de atendimentos, for “Vacina”. Apenas profissionais com lotação de Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Médico ou Farmacêutico que possuam perfil do tipo “Atendimento”, o podem realizar. Vale lembrar que um atendimento de vacinação destinado a um profissional pode ser atendido por outro, desde que a situação do atendimento seja “Aguardando atendimento”.



Ao clicar sobre um dos cards de imunobiológicos, o profissional pode realizar o registro da vacina aplicada durante o atendimento, informar um registro anterior ou aprazar a aplicação de dose. A direita da opção “Calendário vacinal” há a opção “Outros imunobiológicos”, o qual tem por objetivo apresentar os imunobiológicos que possuem registro de aplicação ou aprazamento de doses que não fazem parte das vacinas ou doses atualmente contempladas pelo Calendário Nacional de Imunização.







Registro anterior

 

     O registro anterior é um instrumento que tem por objetivo manter o calendário de vacinação do usuário atualizado. O mesmo serve para informar doses de imunobiológicos que foram aplicados no cidadão em outras localidades (rede privada e outras UBS não pertencentes ao município) ou em datas passadas onde não havia o registro da aplicação de vacina em sistema informatizado, por exemplo.



Tal instrumento não contabiliza produção para o profissional, assim como o aprazamento de doses. Desta forma, apenas as vacinas aplicadas durante o atendimento serão contempladas como produção por parte do profissional e contempladas no Relatório de Produção de Vacinação.

 

Exemplo: A Técnica de Enfermagem Maria realizou 85 atendimentos de vacinação no mês de março de um determinado ano. Entretanto, ao imprimir o relatório de vacinação, foram identificados apenas 57 registros. Ao validar as informações presentes na base, foi possível identificar que, destes 85 registros, 28 foram de registros anteriores, apenas para atualização da caderneta de vacinação no sistema, dados que não são contemplados como produção do profissional no relatório.

    

     Ao finalizar o atendimento, o sistema permite realizar a impressão do mesmo desde que tenha sido realizado um registro de aplicação de vacina, ou seja, diante de registros como aprazamento de doses e/ou registro anterior, o sistema não permite a impressão. Após a finalização do atendimento, no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o registro do imunobiológico não pode ser desfeito.

 

 

Fichas de vacinação (CDS)

 

    As aplicações e aprazamentos identificados no calendário vacinal devem considerar tanto os registros de vacinação advindos do PEC quanto da Coleta de Dados Simplificada (CDS). No módulo CDS a ficha de vacinação apresenta as mesmas informações estruturais presentes na aplicação de imunobiológico do PEC, com exceção das opções de aprazamento e registro anterior.

 

    Ao salvar a ficha, o profissional tem a opção de edição e exclusão da mesma. No entanto, esta opção é disponível somente antes do envio de dados para o Centralizador Nacional, o qual ocorre automaticamente todos os dias às 00:00.




DO AMIGO EDY GOMES!




Nenhum comentário:

Postar um comentário