O Relatório Consolidado de Cadastro
individual tem por objetivo apresentar, em aspectos quantitativos, o estado
atual do cadastro do cidadão, ou seja, a situação atual das Fichas de Cadastro
Individual (FCI) presentes no sistema e-SUS AB. A partir do
momento em que o processamento de relatórios é concluído após o envio de dados
para o Centralizador, o relatório de cadastros individuais passa a contabilizar
as informações das fichas adicionadas e/ou atualizadas no sistema. Dos
grupos de informação disponíveis para impressão do relatório, temos:
·
Dados gerais;
· Identificação do usuário;
· Informações sóciodemográficas;
· Outas informações sóciodemográficas;
· Motivo de saída do cidadão do cadastro;
· Condições/Situações de saúde gerais;
· Cidadão em situação de rua;
· Filtros personalizados.
Ao filtrar o relatório por profissional ou
equipe é importante salientar que, no caso do profissional, apenas as FCI cujo
cabeçalho contenha a numeração de seu CNS, no campo profissional, e as informações
de CBO, CNES e INE iguais às do profissional, serão consideradas para geração
do relatório. Já, no filtro pela equipe, todas as FCI que tiverem a numeração
do CNES e INE informado serão apresentadas no relatório.
Os “dados gerais” apresentados no relatório
são formados pelos campos “Cidadãos ativos” e “Saída de cidadãos do cadastro”.
Vale lembrar que, para que um cidadão seja contabilizado no relatório, é
necessário que uma FCI do usuário tenha sido adicionada ao sistema, sem o Termo
de Recusa preenchido, através do aplicativo e-SUS AB Território ou do módulo
Cadastro Individual, presente no PEC. No
campo “Cidadãos ativos” serão considerados aqueles que residem no território e
não possuem a opção óbito selecionada em sua ficha. O campo “Saída de cidadãos
do cadastro”, por sua vez, apresenta a quantidade de todos os cidadãos cuja FCI
esteja com a opção de óbito ou mudou-se selecionada.
Em casos onde o cidadão possui
duas ou mais FCI, o relatório irá contabilizar todos os cadastros como sendo cidadãos
distintos. Ou seja, se em minha equipe existem 45 cidadãos e há quatro FCI
pertencentes ao Sr. João e mais três pertencentes à Sra. Joana, o relatório
apresentará a quantidade de 50 cidadãos ativos.
Ao realizar a unificação dos cadastros
duplicados e o processamento das fichas, o quantitativo de cidadãos ativos deve
ser subtraído pelo número de fichas unificadas. Logo, se eu unifiquei apenas os
cadastros do Sr. João, o relatório apresentará agora o quantitativo de 47
cidadãos ativos. No entanto, é importante lembrar que ao realizar a unificação
podem haver cadastros no sistema que não possuam uma FCI cadastrada. Neste
caso, o quantitativo apresentado no relatório não sofrerá modificações, já que
ele leva em consideração apenas o quantitativo de FCI cadastradas e não o
número de cidadãos presentes no sistema.
Em casos onde o cidadão de uma determinada equipe teve a
sua FCI atualizada para um outro CNES ou INE, automaticamente o número de
cidadãos ativos também é subtraído do relatório de determinada equipe após o
envio e processamento das fichas. Por exemplo: a equipe 445 - ESF1, possui
3.275 cidadãos ativos em seu relatório.
Entretanto, em uma determinada semana, 45
FCI pertencentes à equipe foram atualizados e o campo INE foi trocado para o da
equipe 447 - ESF3 (vale lembrar que na semana mencionada a equipe 445 não
cadastrou mais nenhuma FCI). Logo, ao realizarem a impressão do relatório, o
quantitativo de cidadãos ativos será de 3.230.
Diante do apresentado, é importante destacar que todas as
adições e atualizações das fichas irão impactar diretamente nos dados
quantitativos exibidos pelo relatório. Há situações onde o quantitativo
apresentado no relatório é diferente para uma mesma data com a impressão em
dias distintos, por exemplo: no dia 25/04 a equipe 03 realizou a impressão do
relatório de cadastro individual com o filtro do dia 23/04, no qual foram
apresentados 435 cidadãos ativos e 75 saídas de cidadãos do cadastro.
No entanto, ao imprimirem o mesmo
relatório, com o mesmo filtro (dia 23/04) no dia 30/04, o número de cidadãos
ativos era de 417 e o de saídas era 83. Isto ocorreu pois entre os dias 25/04 e
30/04, algumas FCI foram atualizadas com data anterior ao dia 23/04. Neste
exemplo, 18 fichas ao todo foram modificadas, sendo que 10 fichas foram
subtraídas do quantitativo de cidadãos ativos por alguma atualização da FCI
para outra equipe ou unificação de cadastro e as outras oito fichas foram
atualizadas com a opção óbito ou mudança de território.
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