quinta-feira, 9 de setembro de 2021

RELATÓRIO CONSOLIDADO DE CADASTRO INDIVIDUAL

 

O Relatório Consolidado de Cadastro individual tem por objetivo apresentar, em aspectos quantitativos, o estado atual do cadastro do cidadão, ou seja, a situação atual das Fichas de Cadastro Individual (FCI) presentes no sistema e-SUS AB. A partir do momento em que o processamento de relatórios é concluído após o envio de dados para o Centralizador, o relatório de cadastros individuais passa a contabilizar as informações das fichas adicionadas e/ou atualizadas no sistema. Dos grupos de informação disponíveis para impressão do relatório, temos:



·         Dados gerais;

· Identificação do usuário;

· Informações sóciodemográficas;

· Outas informações sóciodemográficas;

· Motivo de saída do cidadão do cadastro;

· Condições/Situações de saúde gerais;

· Cidadão em situação de rua;

· Filtros personalizados.



Ao filtrar o relatório por profissional ou equipe é importante salientar que, no caso do profissional, apenas as FCI cujo cabeçalho contenha a numeração de seu CNS, no campo profissional, e as informações de CBO, CNES e INE iguais às do profissional, serão consideradas para geração do relatório. Já, no filtro pela equipe, todas as FCI que tiverem a numeração do CNES e INE informado serão apresentadas no relatório.


 

Os “dados gerais” apresentados no relatório são formados pelos campos “Cidadãos ativos” e “Saída de cidadãos do cadastro”. Vale lembrar que, para que um cidadão seja contabilizado no relatório, é necessário que uma FCI do usuário tenha sido adicionada ao sistema, sem o Termo de Recusa preenchido, através do aplicativo e-SUS AB Território ou do módulo Cadastro Individual, presente no PEC. No campo “Cidadãos ativos” serão considerados aqueles que residem no território e não possuem a opção óbito selecionada em sua ficha. O campo “Saída de cidadãos do cadastro”, por sua vez, apresenta a quantidade de todos os cidadãos cuja FCI esteja com a opção de óbito ou mudou-se selecionada.

 

        Em casos onde o cidadão possui duas ou mais FCI, o relatório irá contabilizar todos os cadastros como sendo cidadãos distintos. Ou seja, se em minha equipe existem 45 cidadãos e há quatro FCI pertencentes ao Sr. João e mais três pertencentes à Sra. Joana, o relatório apresentará a quantidade de 50 cidadãos ativos.



Ao realizar a unificação dos cadastros duplicados e o processamento das fichas, o quantitativo de cidadãos ativos deve ser subtraído pelo número de fichas unificadas. Logo, se eu unifiquei apenas os cadastros do Sr. João, o relatório apresentará agora o quantitativo de 47 cidadãos ativos. No entanto, é importante lembrar que ao realizar a unificação podem haver cadastros no sistema que não possuam uma FCI cadastrada. Neste caso, o quantitativo apresentado no relatório não sofrerá modificações, já que ele leva em consideração apenas o quantitativo de FCI cadastradas e não o número de cidadãos presentes no sistema.



Em casos onde o cidadão de uma determinada equipe teve a sua FCI atualizada para um outro CNES ou INE, automaticamente o número de cidadãos ativos também é subtraído do relatório de determinada equipe após o envio e processamento das fichas. Por exemplo: a equipe 445 - ESF1, possui 3.275 cidadãos ativos em seu relatório.



Entretanto, em uma determinada semana, 45 FCI pertencentes à equipe foram atualizados e o campo INE foi trocado para o da equipe 447 - ESF3 (vale lembrar que na semana mencionada a equipe 445 não cadastrou mais nenhuma FCI). Logo, ao realizarem a impressão do relatório, o quantitativo de cidadãos ativos será de 3.230. 


  

 

Diante do apresentado, é importante destacar que todas as adições e atualizações das fichas irão impactar diretamente nos dados quantitativos exibidos pelo relatório. Há situações onde o quantitativo apresentado no relatório é diferente para uma mesma data com a impressão em dias distintos, por exemplo: no dia 25/04 a equipe 03 realizou a impressão do relatório de cadastro individual com o filtro do dia 23/04, no qual foram apresentados 435 cidadãos ativos e 75 saídas de cidadãos do cadastro.



 No entanto, ao imprimirem o mesmo relatório, com o mesmo filtro (dia 23/04) no dia 30/04, o número de cidadãos ativos era de 417 e o de saídas era 83. Isto ocorreu pois entre os dias 25/04 e 30/04, algumas FCI foram atualizadas com data anterior ao dia 23/04. Neste exemplo, 18 fichas ao todo foram modificadas, sendo que 10 fichas foram subtraídas do quantitativo de cidadãos ativos por alguma atualização da FCI para outra equipe ou unificação de cadastro e as outras oito fichas foram atualizadas com a opção óbito ou mudança de território.



DO AMIGO EDY GOMES!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário