segunda-feira, 6 de setembro de 2021

ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO À GESTANTE E PUÉRPERA

 

O atendimento e acompanhamento à gestante/puérpera é destinado a mulheres que se encontram em alguma fase do período gestacional e necessitam de um acompanhamento especial para esta condição. Para que a gestante possa ser contemplada pelo sistema, é necessário que sua condição seja informada em um dos instrumentos de captação de dados clínicos (PEC ou CDS) e se enquadre em alguns aspectos que serão listados ao longo dos artigos.

 

Atendimento Pré-natal (SOAP)

 

A informação da gestação pode ser feita por qualquer profissional que possua permissão para registrar um CID10 ou CIAP2. No entanto, o registro da primeira consulta de pré-natal, assim como o preenchimento da data da última menstruação (DUM) pode ser realizada apenas profissionais com a CBO de Médico ou Enfermeiro.

 

No primeiro atendimento à cidadã gestante, é necessário que o profissional informe no campo avaliação um CIAP2 ou CID10 referente a condição de gestação, os quais estão listados abaixo:

 

CIAP2

W71    Infecções que complicam a gravidez

W72    Neoplasia relacionado com a gravidez

W73    Neoplasia benigna/incerta relacionada com a gravidez

W75    Lesões traumáticas que complicam a gravidez

W76    Malformação congênita que complica a gravidez

W78    Gravidez

W79    Gravidez não desejada

W80    Gravidez ectópica

W81    Toxemia gravídica/DHEG

W84    Gravidez de alto risco

W85    Diabetes gestacional

 

CID10

Z34       Supervisão de gravidez normal

Z34.0    Supervisão de primeira gravidez normal

Z34.8    Supervisão de outra gravidez normal

Z34.9    Supervisão de gravidez normal, não especificada

Z35.0    Supervisão de gravidez com história de esterilidade

Z35.1    Supervisão de gravidez com história de aborto

Z35.2    Supervisão de gravidez com outros antecedentes de procriação problemática

Z35.3    Supervisão de gravidez com história de assistência pré-natal insuficiente

Z35.4    Supervisão de gravidez com grande multiparidade

Z35.6    Supervisão de primigesta muito jovem

Z35.7    Supervisão de gravidez de alto risco devido problemas sociais

Z35.8    Supervisão de outras gravidezes de alto risco

 

 

Ao inserir um dos CIAP2 W71, 72, 73, 75, 76, 79, 80, 81, 84 e 85 ou ainda um dos CID10 pertencentes ao grupo Z35 - Supervisão de gravidez de alto risco, a condição mencionada fica com o status ativo na lista de problemas condições e alergias, assim como o CIAPW78. Desta forma, a gestação passa a ser classificada como de alto risco.

 

 

Após a inserção de uma das condições anteriormente citadas, o sistema disponibiliza campos referentes a situação gestacional da mulher para preenchimento por parte do profissional, os quais auxiliam no acompanhamento da gestação através dos gráficos presentes no módulo de acompanhamento. A partir deste momento o informação referente a DUM torna-se de preenchimento obrigatório no campo objetivo.



Nos atendimentos posteriores à gestante, o card pré-natal estará disponível para ser habilitado. Ao selecionar o ícone, automaticamente a condição W78 ou Z34 é inserida no campo avaliação, conforme a CBO do profissional que está realizando a consulta.



Acompanhamento da gestação

 

A partir do segundo atendimento para uma cidadã com gestação ativa, o sistema deve apresentar o card de acompanhamento da gestante, o qual pode ser visualizado em modo minimizado e maximizado no módulo acompanhamentos.




 

Em modo maximizado, o profissional pode ter acesso às informações referente a listagem e histórico dos problemas e condições relacionadas à gestante durante todo o período gestacional, assim como acesso às medições da gestação a qual é composta de gráficos e tabelas que auxiliam no acompanhamento da gestação, baseado nos valores de referência propostos pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que o profissional pode realizar a impressão destes dados para a realização de encaminhamos e/ou para uso pessoal da gestante. Abaixo é possível visualizar o módulo maximizado, assim como os gráficos de medições durante a gestação.






Atendimento Puerpério (SOAP)

 

O atendimento de puerpério tem como finalidade registrar as condições de saúde da cidadã no período pós parto. Qualquer profissional que possua permissão para registrar um CIAP2/CID10 no campo avaliação pode mencionar que a mulher encontra-se no período puerperal. Porém, apenas profissionais com CBO de Médico ou Enfermeiro podem encerrar a gestação, uma vez que somente eles podem preencher o campo "Data de desfecho".




No atendimento à cidadã puérpera é necessário que o profissional informe no campo avaliação um CID ou CIAP referente a condição de puerpério, para que a gestação possa ser finalizada. Há diversos CIDs e CIAPs que encerram a gestação, contudo é apenas através da inserção dos CIAPs W90, W91, W92 e wW93 que o procedimento automático "0301010129 - Consulta Puerperal" é gerado. Segue abaixo a lista com os CIDs e CIAPs que encerram a gestação:




Após ser informado que a mulher encontra-se em período puerperal, o CIAP2 relacionado à gestação é a resolvido e o CIAP2 referente ao puerpério apresenta-se ativo na lista de Problemas/Condições e Alergias.





DO AMIGO EDY GOMES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário