quarta-feira, 4 de agosto de 2021

PEC (PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO (PARTE 01)








 Profissionais que compõem as equipes da saúde da família de todo Brasil, como médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal,Técnicos em Saúde Bucal,agente comunitário de saúde, técnicos de enfermagem e recepcionistas, participaram de um treinamento para a implantação do Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC), que será instalado em todas as unidades de saúde. O PEC, é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo Ministério da Saúde e que irá garantir mais rapidez e economia nos atendimentos nas unidades de saúde dos Municípios.Esses profissionais da saúde estarão habilitados em detalhes como funciona o PEC, que é uma plataforma que reúne o histórico do médico, dados e resultado de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), verificação em tempo real da disponibilidade de medicamentos, registro de visitas dos agentes de saúde, entre outras funcionalidades.A instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão irá proporcionar melhorias na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, os profissionais da saúde e, principalmente, para o cidadão de todo território Nacional.

SEGUE ABAIXO UM POUCO DE SUA FUNCIONALIDADE

                                     PARTE 01

Como funciona o Prontuario eletrônico do SUS?

De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...

 

Como implantar o PEC?

Para implantar o PEC, basta a UBS ter um computador conectado à internet para baixar o sistema.


Como entrar no PEC?

A identificação para acesso (login) será controlada pelo próprio sistema, usando como padrão, o número do CPF do profissional cadastrado no PEC ou importado do sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

 

Como colocar o PEC em rede?

3.1.1 Abra o navegador Google Chrome, em um computador que esteja na mesma rede do servidor; 3.1.2 Digite na barra de endereços do navegador o endereço IP do computador servidor (onde está instalado o sistema e-SUS AB), seguido de “:8080/esus”.

 

Como registrar atendimento domiciliar no PEC?

Para registrar o atendimento realizado em domicílio, deve-se proceder como segue: Inicialmente clique no módulo 'Registro tardio de atendimento'. Selecione o paciente desejado, a data e horário de atendimento e em 'Local de atendimento' escolha a opção 'Domicílio'.

 

Como digitar vacina no PEC?

Para registrar uma vacina aplicada siga as seguintes etapas: Clique sobre a Dose do imunobiológico que será administrado. Após será aberta uma nova tela ADICIONAR VACINAÇÃO. Se o registro for de uma dose da vacina administrada no momento, o botão do campo É registro anterior? permanece, por padrão, como NÃO.

 

Como fazer agendamento no PEC?

Para o profissional utilizar a agenda para gestão dos atendimentos, deverá primeiramente clicar na opção “Agenda”, após o sistema exibirá a tela da agenda, conforme a Figura 5.1, abrindo na data e no período atual do acesso.

 

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente?

O próprio paciente, ou seu representante legal, tem o direito de solicitar e obter cópia integral de seu prontuário. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

Como registrar puericultura no PEC?

Como registrar o atendimento do pré-natal e o acompanhamento da gestante no sistema e-SUS prontuário eletrônico do cidadão (PEC)?

1.  1º Passo: Registrar a condição de gravidez na LISTA DE PROBLEMAS/CONDIÇÕES. ...

2.  2º Passo: Atendimento SOAP: ...

3.  3º Passo: No campo AVALIAÇÃO informe o CIAP-2 ou CID adequado. ...

4.  Atributo da APS:

O que é SOAP no PEC?

SOAP (Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano), é o método de registro da nota de evolução, permite registrar de forma sintética e estruturada as questões subjetivas do cidadão, além das impressões objetivas sobre o estado geral do cidadão.

Como registrar teste do pezinho no PEC?

Para registrar os exames de Triagem Neonatal do Teste do Pezinho e Teste da Orelhinha é necessário adicionar no campo exames solicitados e/ou avaliados um dos códigos abaixo, ou digitar a frase teste do pezinho ou teste da orelhinha que aparecerão as opções.

Como registrar teste rápido no PEC?

Registrar o CNS, data de nascimento e sexo do usuário; - Assinalar os testes de HIV, sífilis e hepatite C; - Acrescentar o código SIGTAP do teste de hepatite B (02.14.01.010-4). - Para registrar as fichas CDS preenchidas no PEC, selecionar CDS - Ficha de procedimentos e clicar em adicionar.

ABRAÇOS!

DO AMIGO EDY GOMES

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário