sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Acesso do Administrador Municipal e geração da contra chave

 

O profissional responsável pelo município (Administrador Municipal) deverá acessar o e-SUS APS e fazer os ajustes e as configurações iniciais para que a instalação seja habilitada. O acesso do profissional ao sistema se dá através da numeração de seu CPF no campo “Usuário” e do número de seu CNS acrescido da palavra “esus” no campo “Senha” (ex.: 794351775950018esus).Após o primeiro acesso serão apresentados os “termos de uso e condições gerais” do e-SUS APS e a definição de uma nova senha será solicitada. Ao clicar em “Avançar”, iniciar-se-á as 3 etapas referente à ativação e configuração do município.

 

1. Ativar instalação

 

 A primeira etapa de instalação pelo Administrador Municipal apresenta informações do município e responsável, assim como informações para a ativação da instalação e aquisição da contra-chave. A contra-chave que valida e conclui o progresso da primeira etapa de ativação da instalação está disponível no Portal e-Gestor Atenção Básica  para profissionais com o perfil de “Gestor do SISAB” e “Gestor Técnico”, com acesso através de login e senha. É importante salientar que apenas profissionais com um dos perfis citados anteriormente (“Gestor do SISAB” ou “Gestor Técnico”) poerão gerar a contra-chave.

"Em alguns casos, os perfis profissionais utilizados no portal e-Gestor, como o Gestor do SISAB ou Gestor Técnico, poderão ser o perfil de Administrador da Instalação ou Administrador Municipal no e-SUS APS. Essas definições dependerão da configuração dos profissionais no Município e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS)".

 





Na tela inicial, após acessar com o perfil desejado (Gestor do SISAB ou Gestor Técnico),  o profissional deve clicar no botão “Gerador de Contra Chave”. Após isso, basta informar a chave apresentada na tela inicial do e-SUS APS PEC e clicar em “Gerar Contra Chave”. Após o código da contra chave ser gerado, basta informá-lo me seu respectivo campo no e-SUS APS PEC.




Caso prefira, o Administrador Municipal pode gerar a contra-chave através do “Disque Saúde”, pelo telefone 136, na opção 8 e solicitar a contra chave e a ativação da instalação. Vale lembrar
 que, em caso de dúvida, a SMS também é responsável na definição e orientação deste processo.

 

2. Configurar agenda padrão

 

Nesta segunda etapa é realizada a configuração da agenda padrão com os períodos de trabalho dos profissionais do município, cujas informações são definidas junto à SMS. É importante salientar que, posteriormente, determinados perfis podem definir horários diferenciados para cada profissional.



 

3. Importar CNES (opcional)

 

A terceira e última etapa é referente à importação do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Na tela de importação o profissional precisa clicar sobre o botão “Clique para importar ou arraste os arquivos” ou arrastar o arquivo em questão. Ao clicar, o profissional deve encontrar o arquivo necessário, selecioná-lo e, por fim, clicar sobre o botão “Abrir/Importar”. Quando o processo estiver concluído, uma mensagem escrito “IMPORTADO” será apresentada na tela.



 

  Ao finalizar esta etapa, a mensagem de sucesso quanto à instalação no município é apresentada. Ainda como administrador municipal, é necessário que o profissional escolha o módulo para o acesso inicial. Após isso, o modal com as novidades da versão é exibido e, em seguida, o profissional já tem acesso a todos os módulos e recursos disponíveis para o seu perfil. Nas Unidades Básicas de Saúde do município, o e-SUS APS já está pronto para uso.


DO AMIGO EDY GOMES!

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