O profissional responsável pelo município (Administrador Municipal) deverá
acessar o e-SUS APS e fazer os ajustes e as configurações iniciais para que a
instalação seja habilitada. O acesso do profissional ao sistema se dá através
da numeração de seu CPF no campo “Usuário” e do número de seu CNS acrescido da palavra “esus” no
campo “Senha” (ex.: 794351775950018esus).Após o
primeiro acesso serão apresentados os “termos de uso e condições gerais” do
e-SUS APS e a definição de uma nova senha será solicitada. Ao clicar em
“Avançar”, iniciar-se-á as 3 etapas referente à ativação e configuração do
município.
1. Ativar
instalação
A primeira etapa de instalação pelo
Administrador Municipal apresenta informações do município e responsável, assim
como informações para a ativação da instalação e aquisição da contra-chave. A
contra-chave que valida e conclui o progresso da primeira etapa de ativação da
instalação está disponível no Portal e-Gestor Atenção Básica para
profissionais com o perfil de “Gestor do SISAB” e “Gestor Técnico”, com acesso
através de login e senha. É importante salientar que apenas profissionais com
um dos perfis citados anteriormente (“Gestor do SISAB” ou “Gestor Técnico”) poerão
gerar a contra-chave.
"Em alguns casos, os perfis profissionais utilizados no portal e-Gestor, como o Gestor do SISAB ou Gestor Técnico, poderão ser o perfil de Administrador da Instalação ou Administrador Municipal no e-SUS APS. Essas definições dependerão da configuração dos profissionais no Município e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS)".
Na tela inicial, após acessar com o perfil desejado (Gestor
do SISAB ou Gestor Técnico), o profissional deve clicar no botão “Gerador
de Contra Chave”. Após isso, basta informar a chave apresentada na tela inicial
do e-SUS APS PEC e clicar em “Gerar Contra Chave”. Após o código da contra
chave ser gerado, basta informá-lo me seu respectivo campo no e-SUS APS PEC.
2. Configurar agenda padrão
Nesta
segunda etapa é realizada a configuração da agenda padrão com os períodos de
trabalho dos profissionais do município, cujas informações são definidas junto
à SMS. É importante salientar que, posteriormente, determinados perfis podem definir
horários diferenciados para cada profissional.
3. Importar CNES (opcional)
A terceira e última etapa é referente à importação do
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Na tela de importação o profissional precisa
clicar sobre o botão “Clique para importar ou arraste os arquivos” ou arrastar
o arquivo em questão. Ao clicar, o profissional deve encontrar o arquivo
necessário, selecioná-lo e, por fim, clicar sobre o botão “Abrir/Importar”.
Quando o processo estiver concluído, uma mensagem escrito “IMPORTADO” será
apresentada na tela.
Ao
finalizar esta etapa, a mensagem de sucesso quanto à instalação no município é
apresentada. Ainda como
administrador municipal, é necessário que o profissional escolha o módulo para
o acesso inicial. Após isso, o modal com as novidades da versão é exibido e, em
seguida, o profissional já tem acesso a todos os módulos e recursos disponíveis
para o seu perfil. Nas
Unidades Básicas de Saúde do município, o e-SUS APS já
está pronto para uso.
DO AMIGO EDY GOMES!
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