sábado, 28 de agosto de 2021

TRANSMISSÃO DE DADOS ,GERAÇÃO DE BACKUP E BOAS PRÁTICAS PARA A ATUALIZAÇÃO DA VERSÃO DO e-SUS APS

 

A transmissão de dados, assim como o envio de toda a produção realizada através do e-SUS APS, ocorre diariamente, ás 00:00, para todas as instalações de destino cadastradas. Na versão de produção do sistema, o envio ao Centralizador Nacional e ao Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) já está automaticamente e previamente configurado. Caso necessária, a configuração da transmissão dos dados é feita pelo Administrador da Instalação ou pelo Administrador Municipal.






Backup


        Antes de atualizar o e-SUS APS para uma nova versão, existem algumas recomendações e boas práticas que garantem maior segurança e um processo adequado de backup e atualização do sistema. Sempre que o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza uma nova versão, o Administrador da Instalação deve ficar atento ao processo de backup como etapa da atualização de versão, no modal wizard de atualização. Desta forma, o backup é realizado junto à atualização do e-SUS APS garantindo maior segurança caso haja algum incidente no banco de dados após a atualização da versão. 



Os arquivos gerados automaticamente após a atualização possuem uma extensão de arquivo “.backup” e ficam salvos na pasta de instalação do e-SUS APS, em > database > backup. De todo modo, o Administrador da Instalação pode fazer um backup do banco de dados a qualquer momento através da ferramenta de backup. No Windows e no Linux, a ferramenta de backup é instalada junto à instalação do  e-SUS APS. No Windows, depois da instalação, o ícone para o acesso à ferramenta é apresentado na área de trabalho e, no Linux, a ferramenta está disponível na pasta ‘/opt/e-SUS/database/tools’. Em ambos os sistemas operacionais o nome do arquivo para acessar à ferramenta de backup é “backup-postgres.jar”.



Em ambos os sistemas operacionais é recomendado que o backup seja realizado através da ferramenta de backup. Contudo, o mesmo pode ser realizado através do terminal ou prompt de comando. Para isso, o profissional precisará estar no diretório ‘bin’ do PostgreSQL para executar o seguinte comando:



"C:\e-SUS-AB\e-SUS-AB PEC\PostgreSQL\9.3\bin\pg_dump" --host localhost --port 5433 -U "postgres" --format custom --blobs --encoding UTF8 --no-privileges --no-tablespaces --no-unlogged-table-data --file "nome_da_pasta_e_nome_do_arquivo.backup" "esus"

 


/opt/e-SUS/database/current/bin/pg_dump --host localhost --port 5433 -U "postgres" --format custom --blobs --encoding UTF8 --no-privileges --no-tablespaces --no-unlogged-table-data --file "nome_da_pasta_e_nome_do_arquivo.backup" "esus"


Salientamos que algumas particularidades relacionadas ao sistema operacional podem existir, inviabilizando a realização do backup através do terminal ou prompt de comando. Logo, recomendamos que os profissionais deem preferencia ao uso da ferramenta de backup para a geração do backup.


DO AMIGO EDY GOMES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário