segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SINCRONIZAÇÃO DO e-SUS APS COM OS APLICATIVOS

 


O sistema e-SUS APS recebe produção de três aplicativos, os quais auxiliam no preenchimento de informações essenciais para o acompanhamento longitudinal no cuidado ao cidadão e família residente no território. Os aplicativos e o sistema realizam uma troca de informações a cada sincronização, visando manter as informações dos cidadãos atualizadas e, consequentemente, auxiliando o profissional e a equipe na tomada de decisão das ações necessárias. Para as sincronizações entre os aplicativos mobile e o e-SUS APS, é necessário que o profissional que irá sincronizar tenha uma lotação ativa e que respeite a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) específica para os respectivos aplicativos.


 e-SUS Território - Tal aplicativo tem como objetivo realizar os cadastros dos domicílios, das famílias e dos cidadãos que compõem este domicílio, organizando e definindo o território de abrangência da equipe de saúde e, consequentemente, da UBS. A sincronização com o e-SUS APS ocorre quando o profissional estiver com uma lotação ativa pertencente a uma das seguintes CBO):


·         Agente Comunitário de Saúde;

·  Visitador Sanitário;

·  Agente de Ação Social;

·  Agente De Combate às Endemias.


 

 

  e-SUS Atenção Domiciliar (AD)



O aplicativo e-SUS Atenção Domiciliar (AD) tem como objetivo realizar e acompanhar os atendimentos domiciliares realizados por uma equipe multidisciplinar especializada. Quando necessário esta equipe realiza procedimentos e monitora os cidadãos que se encontram elegíveis para este tipo de atendimento. A sincronização do aplicativo com o e-SUS APS ocorre quando o profissional estiver com uma lotação ativa pertencente a uma equipe (INE) AD.

 


 

 

e-SUS Atividade Coletiva (AC)



 O aplicativo e-SUS AB Atividade Coletiva (AC) tem o objetivo de facilitar o processo de trabalho dos profissionais das equipes de Atenção Básica (incluindo equipe de Saúde Bucal), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Polo Academia da Saúde, do Consultório na Rua (eCR) e das equipes de Atenção Básica Prisional (EABP) na coleta de informações acerca das atividades coletivas realizadas. A sincronização do aplicativo com o e-SUS APS ocorre quando o profissional estiver com uma lotação ativa cujo perfil possua habilitado o recurso de adição da Ficha de Atividade Coletiva. Por padrão, os perfis que possuem este recurso habilitado, são:


·         Auxiliar de Saúde Bucal;

·         Agente Comunitário de Saúde;

·         Auxiliar ou Técnico de Enfermagem;

·         Auxiliar ou Técnico de Enfermagem AD;

·         Técnico de Saúde Bucal;

·         Enfermeiro;

·         Médico;

·         Cirurgião Dentista;

·         Outro Prof. Nível Médio/técnico;

·         Outro Prof. Nível Médio/técnico AD;

·         Outro Prof. Nível Superior;

·         Outro Prof. Nível Superior AD.



DO AMIGO EDY GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário