sábado, 31 de agosto de 2013

CNES - DUPLICIDADE EM SEU REGISTRO, PRÁTICA ILEGAL POR LEI.

O Programa de Saúde da Família, instituído em 1994 pelo Ministério da Saúde, constitui uma estratégia de reorganização do sistema de atenção à saúde. No entanto, o cirurgião-dentista foi inserido nessa proposta somente em 2000, com a criação das Equipes de Saúde Bucal. O fato de a odontologia não estar presente desde o início possivelmente acarretou prejuízos no processo de integralização dos profissionais e pode ter determinado formas variadas no processo de implantação das ESB. Assim, o objetivo é constitui em realizar uma revisão crítica sobre as ações e os métodos de avaliação realizados pela odontologia dentro do PSF. Há a necessidade de implantação de sistemas de avaliação mais voltados para a captura de dados qualitativos que reflitam a vivência dos profissionais inseridos nesse processo de reorientação das práticas de atenção em saúde bucal.
Por trás da incoerência das cargas horárias há fraudes no sistema público de saúde nos MUNICIPÍOS que podem ser constatadas com o confronto de dados do sistema: médicos,DENTISTA empregados pela rede pública que trabalham menos do que o declarado ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou prefeituras que mantêm médicos, DENTISTA que deixaram de atuar na cidade OU TER DUPLICIDADE  em seus registros para não perder repasses federais. Há casos em que o sistema quando não foi atualizado, o que não configura uma fraude, mas dificulta a fiscalização do órgão de origem.
Entretanto, outras falhas pertinentes são encontradas pela FALSA INFORMAÇÃO DE DADOS DE PROFISSIONAIS QUE MUITAS DAS VEZES NEM SABEM SE SEU REGISTRO ESTÁ SENDO USADO DE FORMA INDEVIDA, APENAS PRA MANTER VERBAS capitaneado pelo Governo Federal, mediante contrapartida dos Municípios, com recursos repassados exclusivamente para tal finalidade.
 Segundo o órgão responsável o (CNES), há médicos, DENTISTA com dois registros ao mesmo tempo em PSF – o que é proibido por lei; profissionais que atuam por 40 hs ou 44 hs semanais num psf, que horário eles atenderam em outro psf. ESSA PRÁTICA CARACTERIZA FRAUDE E FALSA INFORMAÇÕES.
O Programa Saúde da Família (PSF) é, pois, um programa. Isto significa dizer que pode ser interrompido ou suspenso a qualquer tempo.


DO AMIGO EDY!

Um comentário:

  1. Ola, Edy! Sou dentista e fui aprovado em dois concursos em prefeituras distintas, uma de 40h e outra de 30h. Segundo a constituição Federal, o profissional da área de saúde pode ter dois vínculos empregatícios desde que consiga conciliar.

    ResponderExcluir