domingo, 28 de agosto de 2016

UTILIDADE PÚBLICA-PROTESTO - MUANÁ- MORADORES DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PRÓXIMO AO LIXÃO!




                                          video







NA manhã deste domingo dia 28 de agosto de 2016 os moradores da comunidade nossa senhora de Fátima protestam contra o lixo dispersado pela prefeitura próximo as margens da via pública e a comunidade citada a cima.Em visita ao local destinado pela Prefeitura Municipal para despejar o lixo do município (o lixão) a muitos anos atrás, constatei que não é só os moradores DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA daquela área que estão em risco. É toda a sociedade muanense!,
O local não  está cercado de lixo impróprios. E o mais grave é que o local é totalmente aberto, possibilitando a entrada de crianças e de qualquer outra pessoa, com isso contraindo diversas doenças! Encontrei material descartado de toda espécie: desde caixas de papelão do comércio, roupas a restos de comida. Mas o que mais me chamou a atenção foi ter encontrado lixos que NE, deveria ser disperso nesse local que é próximo a via e casas de moradores da comunidade nossa Senhora de Fátima.
Mesmo Alei ter entrado em vigor no dia 2 de agosto,a Lei nº 12.305/10, que dispõe sobre a liberação de recursos para Estados, Municípios, Distrito Federal e consórcios públicos, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. A norma estabelece que o Governo Federal só poderá liberar investimentos, mediante a apresentação dos respectivos planos de resíduos sólidos.
O Artigo 26 desta Lei é clara: "O titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos é responsável pela organização e prestação direta ou indireta desses serviços, observados o respectivo plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, a Lei 11.445/2007, e as disposições desta Lei e seu regulamento."
O que esses moradores que pagam seus imposto e cientes de suas obrigações querem que a Prefeitura coloque em prática o que é de responsabilidade do Município.Não podemos continuar com uma cidade suja e principalmente, ficarmos vulneráveis aos problemas causados pelo lixão. O lixo quando descartado de forma incorreta causa diversos danos a saúde e ao ambiente. Ele propicia um ambiente favorável para a proliferação de transmissores de doenças, além de a sua decomposição liberar metano (gás altamente inflamável, péssimo odor e principal agente do efeito estufa). Outro problema é a contaminação do solo pelo chorume (líquido escuro do lixo), ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para os recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).
Os lixos alem de ter coisas que não presta também traz muitos hospedeiros como ratos baratas e outros bichos, a urina do rato faz mal pro homem e onde tem lixo mal cuidado tem rato coisa morta bactérias e outras porcarias.
Segundo os moradores foi assinado um documento pela secretaria de administração de Muaná, QUE ATÉ O DIA 15/08/2016, QUE IA SER FEITO O TRABALHO DE INTERRAR E REMANEJAR O LIXO DA ARÉA e resolver o problema , como mostra documento acima, mas até o momento a prefeitura sequer se manifestou sobre a grave situação e com isso levando esses moradores afetados diretamente a prostetar de maneira pacifica ,que é um direito assegurado por lei, pela falta de compromisso com a coisa pública e que os mesmo vão continuar esses atos de protesto até que a solução seja sanada, pois eles dizem que é obrigação da prefeitura em cuidar dos serviços de urbanização do Município. E eles não querem saber quem vai governar o Município nos próximo 05 anos. ELERS APENAS QUEREM VIVER COM DIGNIDADE,RESPEITO E TER QUALIDADE DE VIDA PARA COM SUAS FAMÍLIAS.

"SÓ LEMBRANDO QUE AS LEIS SÃO ESSENCIAIS PARA DEMOCRACIA FAZER SENTIDO - QUE SEJAM CUMPRIDAS"

DO AMIGO EDY GOMES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário