segunda-feira, 14 de março de 2016

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA - CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MUANÁ


PAUTAS DA REUNIÃO:
1 - ORGANIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MUANÁ
2 - SAÚDE BUCAL - DIVERSOS ASSUNTOS

Gostaria de informar a toda a comunidade que a Reunião do Conselho de Saúde de Muaná, que deveria ter acontecido no dia 02 de março de 2016, foi adiada para o dia 15 de março que seria amanhã e foi adiada novamente para o dia 22 de março de 2016. Em vista que, o secretario de Saúde não vai estar no dia 15 e sim só no dia 22. Só lembrando PELA NÃO SEI QUANTAS VEZES ao senhor presidente ALONSO DA SILVA FARIAS, que a reunião não pode ser adiada sem que esteja de acordo com toda a plenária, com isso desrespeitando qualquer trabalho efetivo desse conselho. Lembrando que membro nato do conselho de saúde não pode fazer qualquer modificação no calendário desse conselho sem que se faça as justificativas necessárias em plenária com os demais conselheiros.
Com tudo que vem acontecendo nos últimos anos reflete na grande falta de organização do Conselho de Saúde desse Município os senhores conselheiros sem duvidas ficam desmotivados a exercer seu papel, se é que os mesmo os conhecem de fato.
Ninguém merece as atitudes  do Conselho Municipal de Saúde de Muaná, RSRSRSR , é motivo até de piada pela falta de ações para com a saúde Pública desse Município é um problema. Ou são leigos demais para entenderem de fato suas atribuições, ou são verdadeiros fantoches implantados no Conselho Municipal de Saúde para se sentirem os tais. Isso é repugnante, pois se colocam omissos em relação as pautas aprovadas em plenária e que em um outro momento já deveria ser encaminhado aos conselheiros relatórios se foi ou não executadas conforme determinado. Presidente tenha postura e responsabilidade com a coisa pública!!! Pois a cada reunião mensal realizada no Conselho de saúde e se ficar determinado e aprovado pela plenária qualquer informação pertinente a execução de políticas públicas na saúde desse município, que o Senhor como Presidente do conselho de Saúde deve logo em seguida a reunião encaminhar um documento via conselho de Saúde para Secretaria de Saúde pedindo esclarecimentos de tudo que foi discutido em pauta e que seja apresentada na próxima reunião mensal juntamente com a Ata.  Portanto Senhor presidente se a coisa não funciona nesse conselho de saúde pode ter certeza que não vem da secretaria de saúde e sim do próprio conselho que se esquiva dos reais problemas dentro da saúde pública. Você sabia senhor presidente que os conselheiros de saúde podem ser processados em relação a omissão que tiver.
“E não esqueçam nobres conselheiros, os documentos que foram assinados por vocês, inclusive a prestação de conta devem ser apresentadas mediante relatórios detalhados para que seja analisado se está ou não de acordo com as proposta da Conferência de Saúde e no Plano Municipal de Saúde”.
É perceptível que enfrentamos todas as dificuldades existentes, principalmente em relação à participação efetiva de alguns conselheiros (as). E também como o conselho tem várias atividades que deveriam ser trabalhadas a fundo, mas não são, nem sempre as pessoas da comunidade podem estar presentes, devido ao horário de trabalho de cada um e também por conta de suas obrigações, mas acredito senhor presidente e demais membros desse conselho que devemos quebrar esse paradigma e avançar mais nesse sentido, visto que a sociedade espera resposta a muitos anos desse Conselho de Saúde de Muaná. Eu acredito que se o regimento interno for trabalhado de maneira adequada, com algumas alterações no formato, será sim senhor presidente e demais membros desse Conselho fazer as mudanças necessárias para que o trabalho desse Conselho de Saúde seja bem mais produtivo e passe a ser realizado de modo mais efetivo no que diz respeito aos interesses da COMUNIDADE e a mesma passe de fato a começar a acreditar nos trabalhos desse Conselho!.  Até porque senhores até agora, nós só enxugamos gelo!!! e essa sem duvida não deveria ser a nossa intenção, não é verdade?! Pelo menos a minha não!!!.
É preciso tornar ágil o debate para que o nosso trabalho possa refletir em benefícios diretos para a população, que tanto precisa dos serviços essenciais a vida. Senhor Presidente corraaa!!! em busca de capacitação para os membros do Conselho de Saúde, para que os mesmo possam de fato estarem qualificados para tamanha responsabilidade relacionadas á Saúde Pública e para aprenderem a fiscalizar tanto o Sistema de Saúde quanto aos recursos destinados ao mesmo. Diga-se de passagem, que muitos dos senhores conselheiros vem para as atividades( reunião mensal) desse Conselho sem saber muito bem o que significa ser conselheiro em Saúde , para que serve e quais os instrumentos e possibilidade que os conselheiros dispõe.


DO AMIGO EDY!


Nenhum comentário:

Postar um comentário