segunda-feira, 21 de março de 2016

MUITO ALÉM DE UMA EXIGÊNCIA FORMAL: PMS É RESPONSABILIDADE PARA COM O MUNICÍPIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE.
Acima de tudo, é muito importante ter em mente que o Plano Municipal de Saúde, para além de ser uma exigência formal demandada ao SUS, é um instrumento que expressa a responsabilidade do município em relação à saúde e ao bem-estar da comunidade correlacionada. Podemos dizer, neste sentido, que o Plano é o resumo do processo de decisão sobre as medidas a serem realizadas para enfrentar e resolver determinado conjunto de problemas. Pense do seguinte modo: cada cidade possui suas peculiaridades e problemáticas específicas, certo? Desta maneira, o PMS vem para levar em conta estas especificidades e sintetizar todas as ações planejadas para solucionar e melhorar a situação da saúde encontrada. Além de sua óbvia importância social, o documento representa um instrumento indispensável e de primeira necessidade para orientar o gestor – certamente, ao assumir seu cargo como Secretário, você terá este planejamento como requisito fundamental para dar prosseguimento a uma gestão de qualidade.
Guiando o trabalho do gestor no sentido do estabelecimento de ações, metas e objetivos, o PMS toma como ponto de partida a realidade do município e permite uma melhor aplicação dos recursos, reduzindo despesas desnecessárias e possibilitando transparência no gerenciamento da saúde. Assim, além de servir como um direcionador para a gestão do Secretário, o documento ainda explicita o compromisso do mesmo em respeitar os direitos de cada cidadão por serviços públicos eficientes de saúde.
Obrigatório perante a legislação, o PMS é um documento que prioriza, na grande maioria das vezes, a participação do Secretário de Saúde durante todo o seu processo de formulação. Valorizar este planejamento e participar ativamente da sua definição, desta forma, são atitudes essenciais de todo gestor enquanto guia dos rumos estabelecidos para a melhoria da saúde do município.

E você, já conhecia a função e a importância do Plano de Saúde como instrumento legitimador da cidadania e também orientador para sua gestão de Secretário? Quais são as suas impressões sobre o documento?  




DO AMIGO EDY GOMES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário