quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PROCESSO DAS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE


A convocação da conferência Municipal de Saúde é realizada da seguinte maneira: O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, em observância à lei de criação do conselho, convoca a conferência em conjunto com o prefeito, por meio de legislação especifica. Através de um decreto de convocação e seus objetivos, o Município e a data da realização da conferência deve ser publicado nos meios de comunicação de maior circulação no Município local como: RÁDIO,CARTAZES,CARRO SOM, ETC...
Os seguimentos da área da saúde previsto na Lei nº 8.142/90: Usuários,Trabalhadores e Gestores/prestadores, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade,desde que atendam o que dispõe o regimento da conferência de saúde, podem participar efetivamente da conferência. Após cada etapa da conferência os relatórios da conferência são de total acesso ao público e deve ser publicado em todos os meios de comunicação disponíveis, pois é um documento público, que deve referenciar os planos de saúde na conferência. Entendemos que a cada conferência, é cada vez mais difícil o acesso e a divulgação,pois faz-se uma listagem imensa de reivindicações justas,que geralmente não são atendidas pelos gestores,Municipais, Estaduais, Federais e que muitas vezes o que se reivindicou na conferência se vira de cabeça pra baixo. É o mal-estar causados pela saúde que a população deseja, contar a ganância dos lucros através da DOÊNÇA. Prevalecendo assim a corrupção desenfreada na área da saúde,sem nenhuma punição,como se fosse a coisa mais normal do mundo desviar recursos da SAÚDE, sem a menor fiscalização. A corrupção corrói a dignidade do cidadão,contamina os indivíduos,deteriora o convívio social,arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras,comprometendo diretamente o bem estar dos cidadãos.Impede a maior parte da população ter acesso ao tratamento de doenças, que poderiam ser facilmente curadas. A população que reivindica atenção primaria,secundaria e terciária na conferência continua sendo massacrada com o que resta das instituições públicas, totalmente decadentes,caindo aos pedaços, além dos salários indignos dos funcionários que ali desempenham suas funções dentro daquilo para qual foram habilitados.
Vamos diante das conferências de Saúde ter posições, ou melhor tomar decisões com prioridade , respeito a sociedade e contribuir cada vez mais para o avanço na saúde de seu Município. Entenda a SAÚDE como um processo continuo... poderemos perder e muito se ficarmos paralisados. Aí ,sim,estaremos perdidos. Ir as lutas nas ruas, nas unidades de saúde e assumir posições contra a opressão do capitalismo selvagem que barbariza este planeta. Queremos o melhor e exigimos que as unidades de saúde públicas funcionem como devem,com bons serviços,voltados para justiça social,pra democracia,excluindo os chupadores de sangue,gananciosos e sedentos de lucros. E que seja cumprido o primeiro principio do direito: A vida.
Servir significa estar a disposição da sociedade para o atendimento de suas necessidades e agir dentro dos princípios da moralidade,impessoalidade,publicidade,eficiência e legalidade,conforme o artigo 37 da constituição federal Brasileira. Muitas das vezes o excesso de burocracia da gestão. Visa de certa forma prejudicar o desenvolvimento do trabalho em se tratando de SAÚDE. O principio da legalidade muitas vezes é confundido com o exercício da burocracia excessiva. Sempre ouvimos dizer que as palavras até convencem,mas os exemplos arrastam. Devemos ter esse pensamento em mente em nosso dia dia,caso tenhamos a intenção de colaborar com o processo de desenvolvimento em saúde de seu Município. Para tanto é preciso planejar,acompanhar,orientar e organizar procedimentos para melhoria do atendimento dos serviços públicos oferecidos.
ESSE É O MELHOR CAMINHO PARA SE CHEGAR A UMA CONFERÊNCIA EM SAÚDE,COM PROPOSTA COERENTES, CONSTRUTIVAS E QUE VENHAM TRAZER QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS(AS) QUE PROCURAM ATENDIMENTO DE QUALIDADE.


DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário