SIHD 2 - A
PARTIR DA CMPT
1. Minha remessa do SIHD2
(arquivo DTS) foi rejeitada por já conter AIH carregada no BD Nacional. O que
Fazer ?
1) verifique se o
erro é “seu” ou do outro pleno que já se encontra no BDNAIH;
2) se o erro for seu, você pode bloquear a(s) aih(s) e reprocessar;
3) se for do outro pleno, entre em contato com ele e tente resolver;
2) se o erro for seu, você pode bloquear a(s) aih(s) e reprocessar;
3) se for do outro pleno, entre em contato com ele e tente resolver;
Como fazer o
reprocessamento:
1) restaure o
backup feito automaticamente no inicio do encerramento de nome Encerramento_
... .GBK
2) faça os BLOQUEIOS
3) Critique, Valore e Encerre
4) Entre em contato com a SAS em Brasília pelo telefone (61) 3315-2698 e peça a exclusão de sua remessa
5) Transmita a nova remessa
2) faça os BLOQUEIOS
3) Critique, Valore e Encerre
4) Entre em contato com a SAS em Brasília pelo telefone (61) 3315-2698 e peça a exclusão de sua remessa
5) Transmita a nova remessa
2. Após importar CNES,
TABELAS e AIH´s, quando vou GERENCIAR INFORMAÇÕES, o sistema informa que a
importação está incompleta. O que estou fazendo de errado ?
Após a
importação das AIHs, sempre verifique o protocolo de importação das AIHs.
Entre em Relatórios -> PROTOCOLO DE IMPORTAÇÃO DE AIH
Entre em Relatórios -> PROTOCOLO DE IMPORTAÇÃO DE AIH
3. Como fazer para substituir
ou excluir uma remessa (arquivo DTS) ?
Entre em contato com a
SAS em Brasília pelo telefone ( 61 ) 3315-2698.
4. Como é feito o
lançamento de PROFISSIONAL AUTONOMO e de PROFISSIONAL VINCULADO ? E o Crédito ?
Para:
PROFISSIONAL AUTONOMO -> CPF + CBO
PROFISSIONAL VINCULADO -> CPF + CBO + CNES
O Crédito é feito informando na coluna CREDITAR PARA :
O CNES do HOSPITAL, o crédito é para o próprio hospital;
O CPF do PROFISSIONAL AUTONOMO, o crédito é para o profissional;
O CNES de um TERCEIRO / COOPERATIVA, o crédito é para o terceiro / cooperativa;
PROFISSIONAL AUTONOMO -> CPF + CBO
PROFISSIONAL VINCULADO -> CPF + CBO + CNES
O Crédito é feito informando na coluna CREDITAR PARA :
O CNES do HOSPITAL, o crédito é para o próprio hospital;
O CPF do PROFISSIONAL AUTONOMO, o crédito é para o profissional;
O CNES de um TERCEIRO / COOPERATIVA, o crédito é para o terceiro / cooperativa;
5. Como entender os
relatórios de VALORES e de PRODUÇÃO do SIHD2 ?
Os relatórios que
possuem no título PRODUÇÃO são o detalhamento dos valores encontrados nos
relatórios que possuem no título VALORES.
RELATÓRIO:
VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO
Este relatório informa os valores brutos a serem pagos a cada um. Nele temos os profissionais autônomos (CPF / CNS), os fornecedores de OPM (CNPJ), os terceiros (CNES - Terceiros) e o próprio hospital (CNES - Hospital).
VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa os valores brutos apurados para os profissionais cujo crédito foi vinculado ao hospital. O total deste relatório mais o total do relatório PRODUÇÃO DE CNES (Hospital) fecha com a linha (CNES - Hospital) do VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE PESSOA FÍSICA COM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para pessoa física que receberam o crédito diretamente (autônomos). O total deste relatório fecha com a linha (CPF / CNS) do relatório VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE PESSOA JURÍDICA COM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para pessoa jurídica (fornecedores de OPM) que receberam o crédito diretamente. O total deste relatório fecha com a linha (CNPJ) do relatório VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE CNES (TERCEIROS) COM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para os terceiros que receberam o crédito diretamente. O total deste relatório fecha com a linha (CNES - Terceiros) do relatório VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE CNES (HOSPITAL)
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para o próprio hospital. O total deste relatório mais o total do relatório VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO fecha com a linha (CNES - Hospital) do relatório VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE PESSOA FÍSICA SEM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para os profissionais que não receberam o crédito diretamente (crédito vinculado ao hospital). O total deste relatório fecha com a linha (CPF / CNS) do relatório VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO.
PRODUÇÃO DE PESSOA JURÍDICA SEM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para as pessoas jurídicas (fornecedores de OPM) que não receberam o crédito diretamente (crédito vinculado ao hospital). O total deste relatório fecha com a linha (CNPJ) do relatório VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO.
PRODUÇÃO DE CNES (Terceiros) SEM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para os terceiros que não receberam o crédito diretamente (crédito vinculado ao hospital). O total deste relatório fecha com a linha (CNES - Terceiros) do relatório VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO.
Este relatório informa os valores brutos a serem pagos a cada um. Nele temos os profissionais autônomos (CPF / CNS), os fornecedores de OPM (CNPJ), os terceiros (CNES - Terceiros) e o próprio hospital (CNES - Hospital).
VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa os valores brutos apurados para os profissionais cujo crédito foi vinculado ao hospital. O total deste relatório mais o total do relatório PRODUÇÃO DE CNES (Hospital) fecha com a linha (CNES - Hospital) do VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE PESSOA FÍSICA COM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para pessoa física que receberam o crédito diretamente (autônomos). O total deste relatório fecha com a linha (CPF / CNS) do relatório VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE PESSOA JURÍDICA COM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para pessoa jurídica (fornecedores de OPM) que receberam o crédito diretamente. O total deste relatório fecha com a linha (CNPJ) do relatório VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE CNES (TERCEIROS) COM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para os terceiros que receberam o crédito diretamente. O total deste relatório fecha com a linha (CNES - Terceiros) do relatório VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE CNES (HOSPITAL)
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para o próprio hospital. O total deste relatório mais o total do relatório VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO fecha com a linha (CNES - Hospital) do relatório VALORES BRUTOS DE PRODUÇÃO.
PRODUÇÃO DE PESSOA FÍSICA SEM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para os profissionais que não receberam o crédito diretamente (crédito vinculado ao hospital). O total deste relatório fecha com a linha (CPF / CNS) do relatório VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO.
PRODUÇÃO DE PESSOA JURÍDICA SEM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para as pessoas jurídicas (fornecedores de OPM) que não receberam o crédito diretamente (crédito vinculado ao hospital). O total deste relatório fecha com a linha (CNPJ) do relatório VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO.
PRODUÇÃO DE CNES (Terceiros) SEM CESSÃO DE CRÉDITO
Este relatório informa a produção (aihs) apuradas para os terceiros que não receberam o crédito diretamente (crédito vinculado ao hospital). O total deste relatório fecha com a linha (CNES - Terceiros) do relatório VALORES DE TERCEIROS DO HOSPITAL SEM CESSÃO DE CRÉDITO.
6. Como participar ou sair
da lista da Descentralização (suporte ao SIHD) ?
Se você ainda não
participa da lista da descentralização ou deseja sair da lista, entre no link
abaixo:
http://listas.datasus.gov.br/mailman/listinfo/descentralizacao.aih
http://listas.datasus.gov.br/mailman/listinfo/descentralizacao.aih
7. Qual o significado da
mensagem: "OPM INCOMPATÍVEL COM A CIRURGIA RELACIONADA"
As OPMs, obrigatoriamente,
devem ser lançadas após a cirurgia em que foram utilizadas.
O sistema, para
validar o lançamento de OPM, verifica a compatibilidade com o
lançamento de procedimento cirúrgico imediatamente anterior, caso este não seja
compatível com a OPM, a AIH é rejeitada.
8. Em que situação é
acrescido o valor de R$ 1,20 (por dia de internação) ao valor de SH de uma AIH
?
É acrescido para as AIHs
de Psiquiatria (especialidade 5) em que o Hospital possua a habilitação 0615 (PNASH
MAIOR QUE 80%), de acordo com a portaria GM 53 de 20/01/2004
9. Erro de Parâmetros : O
que fazer ?
Verifique se há
o FIREBIRD 1.5.5 instalado e não há o INTERBASE.
Estando ok, o banco de dados deve estar corrompido. Neste caso:
IMPORTANTE: tem que ter o backup_final da competência anterior!!!
Faça o seguinte:
1) instale a versão 01.00 do SIHD2 (disponível no site do sihd)
2) entre no sistema, configure os parâmetros (atenção para o usuário: SYSDBA e a senha : masterkey)
3) entre com o usuário: GESTOR senha: 1234
OBS: ignore a msg de versão incorreta.
4) restaure o backup_final da competência anterior
5) baixe e instale a versão atual do SIHD2
6) execute o release e inicie o processamento.
Estando ok, o banco de dados deve estar corrompido. Neste caso:
IMPORTANTE: tem que ter o backup_final da competência anterior!!!
Faça o seguinte:
1) instale a versão 01.00 do SIHD2 (disponível no site do sihd)
2) entre no sistema, configure os parâmetros (atenção para o usuário: SYSDBA e a senha : masterkey)
3) entre com o usuário: GESTOR senha: 1234
OBS: ignore a msg de versão incorreta.
4) restaure o backup_final da competência anterior
5) baixe e instale a versão atual do SIHD2
6) execute o release e inicie o processamento.
10. Como resolver a mensagem
de rejeicao sobre SERVIÇO / CLASSIFICAÇÃO ?
Para analisar a mensagem
de erro de SERVIÇO / CLASSIFICAÇÃO deve-se:
1) Entender que os procedimentos podem EXIGIR um serviço/classificação. Para verificar, basta ir no SIGTAP, informar o procedimento e observar a aba Serviço/Classificação
2) APÓS, verificar no ESPELHO DA AIH rejeitada, qual o CNES que foi informado para o procedimento. Caso não seja informado nenhum CNES na coluna CNES/CNPJ, significa que o executor é o próprio hospital
3) Verificar no cadastro do CNES do hospital se ele possui o SERVICO/CLASSIFICACAO exigido.
a - Observe que o SERVICO/CLASSIFICACAO DEVE SER HOSPITALAR SUS, não adianta ser ambulatorial pois o sistema utiliza apenas a informação HOSPITALAR SUS.
b - Observe se o serviço for TERCEIRIZADO, se o TERCEIRO no cadastro do HOSPITAL é o mesmo que foi informado na AIH (executor)
c - Caso o CNES do hospital não possua o serviço/classificação exigidos (nem como próprio nem como terceiro) a AIH será rejeitada.
d - Caso o CNES possua o serviço/classificação como próprio e a AIH foi informada como terceiro, será rejeitada
e - Caso o CNES possua o serviço/classificação como terceirizado e a AIH foi informada como próprio, será rejeitada
ATENÇÃO!!!
EXISTEM 2 MENSAGEMS DE REJEICAO:
1) TERCEIRO NÃO POSSUI SERVICO/CLASSIFICACAO
A MENSAGEM JÁ INFORMA QUE FOI INFORMADO NA AIH UM CNES DE TERCEIRO (EXECUTOR) DO HOSPITAL E ESTE NÃO ESTA INFORMADO COMO TERCEIRO DO HOSPITAL COM O SERVICO/CLASSIFICACAO - HOSPITALAR SUS - EXIGIDO
2) HOSPITAL NÃO POSSUI SERVICO/CLASSIFICACAO
A MENSAGEM JÁ INFORMA QUE FOI INFORMADO NA QUE O EXECUTOR É O PRÓPRIO HOSPITAL E ESTE NÃO ESTA INFORMADO COMO TENDO SERVICO/CLASSIFICACAO - HOSPITALAR SUS - EXIGIDO
1) Entender que os procedimentos podem EXIGIR um serviço/classificação. Para verificar, basta ir no SIGTAP, informar o procedimento e observar a aba Serviço/Classificação
2) APÓS, verificar no ESPELHO DA AIH rejeitada, qual o CNES que foi informado para o procedimento. Caso não seja informado nenhum CNES na coluna CNES/CNPJ, significa que o executor é o próprio hospital
3) Verificar no cadastro do CNES do hospital se ele possui o SERVICO/CLASSIFICACAO exigido.
a - Observe que o SERVICO/CLASSIFICACAO DEVE SER HOSPITALAR SUS, não adianta ser ambulatorial pois o sistema utiliza apenas a informação HOSPITALAR SUS.
b - Observe se o serviço for TERCEIRIZADO, se o TERCEIRO no cadastro do HOSPITAL é o mesmo que foi informado na AIH (executor)
c - Caso o CNES do hospital não possua o serviço/classificação exigidos (nem como próprio nem como terceiro) a AIH será rejeitada.
d - Caso o CNES possua o serviço/classificação como próprio e a AIH foi informada como terceiro, será rejeitada
e - Caso o CNES possua o serviço/classificação como terceirizado e a AIH foi informada como próprio, será rejeitada
ATENÇÃO!!!
EXISTEM 2 MENSAGEMS DE REJEICAO:
1) TERCEIRO NÃO POSSUI SERVICO/CLASSIFICACAO
A MENSAGEM JÁ INFORMA QUE FOI INFORMADO NA AIH UM CNES DE TERCEIRO (EXECUTOR) DO HOSPITAL E ESTE NÃO ESTA INFORMADO COMO TERCEIRO DO HOSPITAL COM O SERVICO/CLASSIFICACAO - HOSPITALAR SUS - EXIGIDO
2) HOSPITAL NÃO POSSUI SERVICO/CLASSIFICACAO
A MENSAGEM JÁ INFORMA QUE FOI INFORMADO NA QUE O EXECUTOR É O PRÓPRIO HOSPITAL E ESTE NÃO ESTA INFORMADO COMO TENDO SERVICO/CLASSIFICACAO - HOSPITALAR SUS - EXIGIDO
11. O que é o SGIF ?
É o Sistema
Gerencial de Informações Financeiras, disponibilizado pelo DATASUS sob a responsabilidade
do Fundo Nacional de Saúde. Este sistema poderá ser utilizado por secretarias
estaduais e municipais para cadastrar seus prestadores/fornecedores e aplicar
os impostos devidos para obter os valores líquidos e providenciar o pagamento.
12. O uso do SGIF é
obrigatório?
Não.
Os gestores podem utilizar sistemas próprios ou apenas uma planilha de Excel contendo os dados bancários de seus prestadores/fornecedores de acordo com o SCNES ou tabela de Fornecedores e os valores brutos gerados pelo SIA e SIHD para aplicar os descontos devidos.
Os gestores podem utilizar sistemas próprios ou apenas uma planilha de Excel contendo os dados bancários de seus prestadores/fornecedores de acordo com o SCNES ou tabela de Fornecedores e os valores brutos gerados pelo SIA e SIHD para aplicar os descontos devidos.
13. Quais são os arquivos de
backup que o sistema gera e para que servem?
Encerramento_
data_hora_versao.GBK -> este backup é anterior ao encerramento e serve para
o caso de reprocessar (por qualquer motivo) a competência encerrada.
Backup_final_data_hora_versao.GBK -> este backup é posterior ao encerramento e serve para o caso de precisar voltar o sistema ENCERRADO -> por exemplo quando se precisa iniciar a próxima competência novamente (passar o release)
BDSIHD2_data_hora_versao.GBK -> é o backup normal do sistema feito por vontade do usuário ou de forma automática no momento em que se importa as TABELAS ou CNES-> pode ser utilizado para restaurar a situação do BD no momento (data e hora) em que ele foi realizado.
Observar que SEMPRE no nome do arquivo de backup consta a data, a hora e a VERSÃO do sihd que criou o backup.
Backup_final_data_hora_versao.GBK -> este backup é posterior ao encerramento e serve para o caso de precisar voltar o sistema ENCERRADO -> por exemplo quando se precisa iniciar a próxima competência novamente (passar o release)
BDSIHD2_data_hora_versao.GBK -> é o backup normal do sistema feito por vontade do usuário ou de forma automática no momento em que se importa as TABELAS ou CNES-> pode ser utilizado para restaurar a situação do BD no momento (data e hora) em que ele foi realizado.
Observar que SEMPRE no nome do arquivo de backup consta a data, a hora e a VERSÃO do sihd que criou o backup.
14. Quais os arquivos que
devo salvar em DVD para garantir que possa restaurar o sistema caso ocorra
algum problema?
Salve sempre:
BDSIHD2.GDB
Backup_final_ ... .GBK (de cada competência)
Encerramento_ ... .GBK (de cada competência)
Backup_final_ ... .GBK (de cada competência)
Encerramento_ ... .GBK (de cada competência)
Sugerimos que salve os
arquivos txt do CNES.
Opcionalmente, salve qualquer outro arquivo que julgar necessário.
Opcionalmente, salve qualquer outro arquivo que julgar necessário.
15. Enviei minha remessa do
SIHD e ela não aparece no relatório de entrega de remessas. O que fazer ?
Verifique no site do
sihd, entrando em acompanhamento de remessas e após no calendário existente na
página.
Escolha a primeira data posterior ao envio de sua remessa e a procure na listagem que é exibida.
Nesta listagem consta o motivo da rejeição.
Escolha a primeira data posterior ao envio de sua remessa e a procure na listagem que é exibida.
Nesta listagem consta o motivo da rejeição.
16. Como é feita a crítica
de habilitação ?
As habilitações são
criticadas pela competência referente a ALTA do paciente. Ou seja, se o
paciente teve ALTA em 28/07/2008, as habilitações exigidas são referentes à competência
07/2008.
O hospital ou terceiro (se o procedimento permitir verificar habilitação de terceiro) deve obrigatoriamente possuir as habilitações exigidas pelo procedimento na competência da alta do paciente.
O hospital ou terceiro (se o procedimento permitir verificar habilitação de terceiro) deve obrigatoriamente possuir as habilitações exigidas pelo procedimento na competência da alta do paciente.
17. Como resolver a mensagem
de rejeição "PROFISSIONAL NÃO VINCULADO AO CNES COM O CBO INFORMADO"
OU "PROFISSIONAL AUTONOMO NÃO CADASTRADO NO HOSPITAL COM O CBO
INFORMADO" ?
Estas mensagens indicam
que o profissional informado na aih (através do CPF) não consta no cadastro do
hospital com o vínculo empregatício (ou vinculado ou autônomo) e com o CBO.
Assim analise o
lançamento da aih da seguinte forma:
1) emita o espelho da AIH que foi rejeitada por esse motivo;
2) na mensagem de rejeição tem o número da linha com erro;
3) veja nessa linha o CPF, CBO e CNES/CNPJ;
4) se o campo CNES/CNPJ for o CNES do hospital, significa que o profissional tem vínculo com o hospital:
vá no CNES e pesquise o CPF do profissional;
verifique:
a) o profissional está cadastrado nesse hospital?
b) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH?
c) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH e carga horária hospitalar?
d) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH, vínculo empregatício e carga horária hospitalar?
5) se o campo CNES/CNPJ for diferente do CNES do hospital, você terá que verificar no CNES o cadastro do estabelecimento/terceiro informado;
6) se o campo CNES/CNPJ estiver em branco, significa que o profissional é autônomo, então verifique:
a) o profissional está cadastrado nesse hospital?
b) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH?
c) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH e carga horária hospitalar?
OBS: para profissionais de terceiros, o vinculo não é criticado pois tanto pode ser autônomo como vinculado.
1) emita o espelho da AIH que foi rejeitada por esse motivo;
2) na mensagem de rejeição tem o número da linha com erro;
3) veja nessa linha o CPF, CBO e CNES/CNPJ;
4) se o campo CNES/CNPJ for o CNES do hospital, significa que o profissional tem vínculo com o hospital:
vá no CNES e pesquise o CPF do profissional;
verifique:
a) o profissional está cadastrado nesse hospital?
b) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH?
c) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH e carga horária hospitalar?
d) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH, vínculo empregatício e carga horária hospitalar?
5) se o campo CNES/CNPJ for diferente do CNES do hospital, você terá que verificar no CNES o cadastro do estabelecimento/terceiro informado;
6) se o campo CNES/CNPJ estiver em branco, significa que o profissional é autônomo, então verifique:
a) o profissional está cadastrado nesse hospital?
b) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH?
c) o profissional está cadastro nesse hospital, com a CBO informada na AIH e carga horária hospitalar?
OBS: para profissionais de terceiros, o vinculo não é criticado pois tanto pode ser autônomo como vinculado.
DO AMIGO EDY!
Fonte: Datasus
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