quinta-feira, 12 de julho de 2012

RESULTADO DA REUNIÃO DE BRASÍLIA


RESULTADO DA REUNIÃO DE BRASÍLIA

Agentes comunitários de saúde se reúnem com ministro Alexandre Padilha



Foto: ASCOM Alice Portugal
Na última quarta-feira (11), parlamentares e representantes da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde – Conacs, participaram de uma reunião com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha. Na pauta, a implantação do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE).
Os profissionais esperam pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 63, que assegura o plano de cargos e carreiras e o piso salarial nacional e os Planos de Carreira das duas categorias.
O encontro foi agendado após uma primeira audiência da categoria e de parlamentares no Palácio do Planalto, no último dia 27 de junho, com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que naquela data assumiu o compromisso de articular a instalação de uma Mesa de Conciliação entre os Ministérios.
Durante a audiência, que contou com a presença de mais de 20 parlamentares, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), afirmou que: “Os pisos propostos são plenamente factíveis e que não geram grande impacto para o Orçamento da União, sendo R$ 750,00 mensais para os Agentes Comunitários de Saúde e R$ 866,89 mensais para os Agentes de Combate às Endemias”.
A presidente da CONACS, Ruth Brilhante, citou o apoio dos parlamentares, de milhares de gestores e mais de 3mil vereadores em prol da aprovação imediata da proposta do Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.
O ministro Padilha assumiu o compromisso de acelerar a instalação de uma Mesa Interministerial que vai analisar a proposta, estarão juntos além do Ministério da Saúde, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Secretaria de Relações Institucionais e o Ministério da Fazenda. Os parlamentares cobraram do ministro um prazo para a análise do anteprojeto e uma posição dos outros ministérios. Ficou acertado que será realizada uma nova reunião no próximo dia 7 de agosto.
A deputada Jandira Feghali apoia o pleito dos agentes e tem destacado a importância dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias: “É uma reivindicação legítima de uma classe de trabalhadores que trata diretamente da prevenção de doenças em todos os lares do país.”

DO AMIGO EDY!

Extraído do blog da Eliane Leitte

Nenhum comentário:

Postar um comentário