quinta-feira, 9 de setembro de 2021

RELATÓRIO CONSOLIDADO DE CADASTRO INDIVIDUAL

 

O Relatório Consolidado de Cadastro individual tem por objetivo apresentar, em aspectos quantitativos, o estado atual do cadastro do cidadão, ou seja, a situação atual das Fichas de Cadastro Individual (FCI) presentes no sistema e-SUS AB. A partir do momento em que o processamento de relatórios é concluído após o envio de dados para o Centralizador, o relatório de cadastros individuais passa a contabilizar as informações das fichas adicionadas e/ou atualizadas no sistema. Dos grupos de informação disponíveis para impressão do relatório, temos:



·         Dados gerais;

· Identificação do usuário;

· Informações sóciodemográficas;

· Outas informações sóciodemográficas;

· Motivo de saída do cidadão do cadastro;

· Condições/Situações de saúde gerais;

· Cidadão em situação de rua;

· Filtros personalizados.



Ao filtrar o relatório por profissional ou equipe é importante salientar que, no caso do profissional, apenas as FCI cujo cabeçalho contenha a numeração de seu CNS, no campo profissional, e as informações de CBO, CNES e INE iguais às do profissional, serão consideradas para geração do relatório. Já, no filtro pela equipe, todas as FCI que tiverem a numeração do CNES e INE informado serão apresentadas no relatório.


 

Os “dados gerais” apresentados no relatório são formados pelos campos “Cidadãos ativos” e “Saída de cidadãos do cadastro”. Vale lembrar que, para que um cidadão seja contabilizado no relatório, é necessário que uma FCI do usuário tenha sido adicionada ao sistema, sem o Termo de Recusa preenchido, através do aplicativo e-SUS AB Território ou do módulo Cadastro Individual, presente no PEC. No campo “Cidadãos ativos” serão considerados aqueles que residem no território e não possuem a opção óbito selecionada em sua ficha. O campo “Saída de cidadãos do cadastro”, por sua vez, apresenta a quantidade de todos os cidadãos cuja FCI esteja com a opção de óbito ou mudou-se selecionada.

 

        Em casos onde o cidadão possui duas ou mais FCI, o relatório irá contabilizar todos os cadastros como sendo cidadãos distintos. Ou seja, se em minha equipe existem 45 cidadãos e há quatro FCI pertencentes ao Sr. João e mais três pertencentes à Sra. Joana, o relatório apresentará a quantidade de 50 cidadãos ativos.



Ao realizar a unificação dos cadastros duplicados e o processamento das fichas, o quantitativo de cidadãos ativos deve ser subtraído pelo número de fichas unificadas. Logo, se eu unifiquei apenas os cadastros do Sr. João, o relatório apresentará agora o quantitativo de 47 cidadãos ativos. No entanto, é importante lembrar que ao realizar a unificação podem haver cadastros no sistema que não possuam uma FCI cadastrada. Neste caso, o quantitativo apresentado no relatório não sofrerá modificações, já que ele leva em consideração apenas o quantitativo de FCI cadastradas e não o número de cidadãos presentes no sistema.



Em casos onde o cidadão de uma determinada equipe teve a sua FCI atualizada para um outro CNES ou INE, automaticamente o número de cidadãos ativos também é subtraído do relatório de determinada equipe após o envio e processamento das fichas. Por exemplo: a equipe 445 - ESF1, possui 3.275 cidadãos ativos em seu relatório.



Entretanto, em uma determinada semana, 45 FCI pertencentes à equipe foram atualizados e o campo INE foi trocado para o da equipe 447 - ESF3 (vale lembrar que na semana mencionada a equipe 445 não cadastrou mais nenhuma FCI). Logo, ao realizarem a impressão do relatório, o quantitativo de cidadãos ativos será de 3.230. 


  

 

Diante do apresentado, é importante destacar que todas as adições e atualizações das fichas irão impactar diretamente nos dados quantitativos exibidos pelo relatório. Há situações onde o quantitativo apresentado no relatório é diferente para uma mesma data com a impressão em dias distintos, por exemplo: no dia 25/04 a equipe 03 realizou a impressão do relatório de cadastro individual com o filtro do dia 23/04, no qual foram apresentados 435 cidadãos ativos e 75 saídas de cidadãos do cadastro.



 No entanto, ao imprimirem o mesmo relatório, com o mesmo filtro (dia 23/04) no dia 30/04, o número de cidadãos ativos era de 417 e o de saídas era 83. Isto ocorreu pois entre os dias 25/04 e 30/04, algumas FCI foram atualizadas com data anterior ao dia 23/04. Neste exemplo, 18 fichas ao todo foram modificadas, sendo que 10 fichas foram subtraídas do quantitativo de cidadãos ativos por alguma atualização da FCI para outra equipe ou unificação de cadastro e as outras oito fichas foram atualizadas com a opção óbito ou mudança de território.



DO AMIGO EDY GOMES!


 

terça-feira, 7 de setembro de 2021

ATENDIMENTO DE VACINAÇÃO

 

O atendimento de vacinação tem por objetivo apresentar o calendário de vacinação do usuário e o seu histórico, bem como permitir ao profissional realizar o registro de doses de imunobiológicos aplicados durante o atendimento, permitir o aprazamento de doses futuras e o registro de doses já aplicadas (registro anterior).

 

      A opção “Realizar vacinação” deve ser apresentada apenas quando o tipo de serviço selecionado pelo profissional, ao adicionar o cidadão na lista de atendimentos, for “Vacina”. Apenas profissionais com lotação de Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Médico ou Farmacêutico que possuam perfil do tipo “Atendimento”, o podem realizar. Vale lembrar que um atendimento de vacinação destinado a um profissional pode ser atendido por outro, desde que a situação do atendimento seja “Aguardando atendimento”.



Ao clicar sobre um dos cards de imunobiológicos, o profissional pode realizar o registro da vacina aplicada durante o atendimento, informar um registro anterior ou aprazar a aplicação de dose. A direita da opção “Calendário vacinal” há a opção “Outros imunobiológicos”, o qual tem por objetivo apresentar os imunobiológicos que possuem registro de aplicação ou aprazamento de doses que não fazem parte das vacinas ou doses atualmente contempladas pelo Calendário Nacional de Imunização.







Registro anterior

 

     O registro anterior é um instrumento que tem por objetivo manter o calendário de vacinação do usuário atualizado. O mesmo serve para informar doses de imunobiológicos que foram aplicados no cidadão em outras localidades (rede privada e outras UBS não pertencentes ao município) ou em datas passadas onde não havia o registro da aplicação de vacina em sistema informatizado, por exemplo.



Tal instrumento não contabiliza produção para o profissional, assim como o aprazamento de doses. Desta forma, apenas as vacinas aplicadas durante o atendimento serão contempladas como produção por parte do profissional e contempladas no Relatório de Produção de Vacinação.

 

Exemplo: A Técnica de Enfermagem Maria realizou 85 atendimentos de vacinação no mês de março de um determinado ano. Entretanto, ao imprimir o relatório de vacinação, foram identificados apenas 57 registros. Ao validar as informações presentes na base, foi possível identificar que, destes 85 registros, 28 foram de registros anteriores, apenas para atualização da caderneta de vacinação no sistema, dados que não são contemplados como produção do profissional no relatório.

    

     Ao finalizar o atendimento, o sistema permite realizar a impressão do mesmo desde que tenha sido realizado um registro de aplicação de vacina, ou seja, diante de registros como aprazamento de doses e/ou registro anterior, o sistema não permite a impressão. Após a finalização do atendimento, no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o registro do imunobiológico não pode ser desfeito.

 

 

Fichas de vacinação (CDS)

 

    As aplicações e aprazamentos identificados no calendário vacinal devem considerar tanto os registros de vacinação advindos do PEC quanto da Coleta de Dados Simplificada (CDS). No módulo CDS a ficha de vacinação apresenta as mesmas informações estruturais presentes na aplicação de imunobiológico do PEC, com exceção das opções de aprazamento e registro anterior.

 

    Ao salvar a ficha, o profissional tem a opção de edição e exclusão da mesma. No entanto, esta opção é disponível somente antes do envio de dados para o Centralizador Nacional, o qual ocorre automaticamente todos os dias às 00:00.




DO AMIGO EDY GOMES!




segunda-feira, 6 de setembro de 2021

ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO À GESTANTE E PUÉRPERA

 

O atendimento e acompanhamento à gestante/puérpera é destinado a mulheres que se encontram em alguma fase do período gestacional e necessitam de um acompanhamento especial para esta condição. Para que a gestante possa ser contemplada pelo sistema, é necessário que sua condição seja informada em um dos instrumentos de captação de dados clínicos (PEC ou CDS) e se enquadre em alguns aspectos que serão listados ao longo dos artigos.

 

Atendimento Pré-natal (SOAP)

 

A informação da gestação pode ser feita por qualquer profissional que possua permissão para registrar um CID10 ou CIAP2. No entanto, o registro da primeira consulta de pré-natal, assim como o preenchimento da data da última menstruação (DUM) pode ser realizada apenas profissionais com a CBO de Médico ou Enfermeiro.

 

No primeiro atendimento à cidadã gestante, é necessário que o profissional informe no campo avaliação um CIAP2 ou CID10 referente a condição de gestação, os quais estão listados abaixo:

 

CIAP2

W71    Infecções que complicam a gravidez

W72    Neoplasia relacionado com a gravidez

W73    Neoplasia benigna/incerta relacionada com a gravidez

W75    Lesões traumáticas que complicam a gravidez

W76    Malformação congênita que complica a gravidez

W78    Gravidez

W79    Gravidez não desejada

W80    Gravidez ectópica

W81    Toxemia gravídica/DHEG

W84    Gravidez de alto risco

W85    Diabetes gestacional

 

CID10

Z34       Supervisão de gravidez normal

Z34.0    Supervisão de primeira gravidez normal

Z34.8    Supervisão de outra gravidez normal

Z34.9    Supervisão de gravidez normal, não especificada

Z35.0    Supervisão de gravidez com história de esterilidade

Z35.1    Supervisão de gravidez com história de aborto

Z35.2    Supervisão de gravidez com outros antecedentes de procriação problemática

Z35.3    Supervisão de gravidez com história de assistência pré-natal insuficiente

Z35.4    Supervisão de gravidez com grande multiparidade

Z35.6    Supervisão de primigesta muito jovem

Z35.7    Supervisão de gravidez de alto risco devido problemas sociais

Z35.8    Supervisão de outras gravidezes de alto risco

 

 

Ao inserir um dos CIAP2 W71, 72, 73, 75, 76, 79, 80, 81, 84 e 85 ou ainda um dos CID10 pertencentes ao grupo Z35 - Supervisão de gravidez de alto risco, a condição mencionada fica com o status ativo na lista de problemas condições e alergias, assim como o CIAPW78. Desta forma, a gestação passa a ser classificada como de alto risco.

 

 

Após a inserção de uma das condições anteriormente citadas, o sistema disponibiliza campos referentes a situação gestacional da mulher para preenchimento por parte do profissional, os quais auxiliam no acompanhamento da gestação através dos gráficos presentes no módulo de acompanhamento. A partir deste momento o informação referente a DUM torna-se de preenchimento obrigatório no campo objetivo.



Nos atendimentos posteriores à gestante, o card pré-natal estará disponível para ser habilitado. Ao selecionar o ícone, automaticamente a condição W78 ou Z34 é inserida no campo avaliação, conforme a CBO do profissional que está realizando a consulta.



Acompanhamento da gestação

 

A partir do segundo atendimento para uma cidadã com gestação ativa, o sistema deve apresentar o card de acompanhamento da gestante, o qual pode ser visualizado em modo minimizado e maximizado no módulo acompanhamentos.




 

Em modo maximizado, o profissional pode ter acesso às informações referente a listagem e histórico dos problemas e condições relacionadas à gestante durante todo o período gestacional, assim como acesso às medições da gestação a qual é composta de gráficos e tabelas que auxiliam no acompanhamento da gestação, baseado nos valores de referência propostos pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que o profissional pode realizar a impressão destes dados para a realização de encaminhamos e/ou para uso pessoal da gestante. Abaixo é possível visualizar o módulo maximizado, assim como os gráficos de medições durante a gestação.






Atendimento Puerpério (SOAP)

 

O atendimento de puerpério tem como finalidade registrar as condições de saúde da cidadã no período pós parto. Qualquer profissional que possua permissão para registrar um CIAP2/CID10 no campo avaliação pode mencionar que a mulher encontra-se no período puerperal. Porém, apenas profissionais com CBO de Médico ou Enfermeiro podem encerrar a gestação, uma vez que somente eles podem preencher o campo "Data de desfecho".




No atendimento à cidadã puérpera é necessário que o profissional informe no campo avaliação um CID ou CIAP referente a condição de puerpério, para que a gestação possa ser finalizada. Há diversos CIDs e CIAPs que encerram a gestação, contudo é apenas através da inserção dos CIAPs W90, W91, W92 e wW93 que o procedimento automático "0301010129 - Consulta Puerperal" é gerado. Segue abaixo a lista com os CIDs e CIAPs que encerram a gestação:




Após ser informado que a mulher encontra-se em período puerperal, o CIAP2 relacionado à gestação é a resolvido e o CIAP2 referente ao puerpério apresenta-se ativo na lista de Problemas/Condições e Alergias.





DO AMIGO EDY GOMES!


sexta-feira, 3 de setembro de 2021

ACOMPANHAMENTO DE CONDIÇÕES DE SAÚDE

 

Com o intuito de auxiliar na busca ativa dos pacientes que apresentam alguma condição de saúde e fornecer aos profissionais dados mais precisos para a caracterização de sua população adscrita, o módulo de acompanhamento permite que o profissional obtenha informações relevantes sobre seus cidadãos como nome completo, CPF, endereço, telefone e data do último atendimento.


 

O módulo é disponível para acesso por profissionais de nível superior e por profissionais com o perfil de "Coordenador da UBS". Para os coordenadores é possível filtrar os resultados pela equipe responsável, enquanto para os demais profissionais o resultado exibido é referente aos cidadãos pertencentes à sua equipe.



A informação da equipe responsável deriva da informação presente no cadastro do cidadão, podendo ser validada ao pesquisar pelo usuário no módulo Cidadão e selecionar a opção "Visualizar". 



Os filtros disponíveis para seleção são organizados em dois grandes grupos: Problemas e condições e Informações do cidadão. Dados de ambos os grupos podem ser selecionados para que o profissional tenha resultados ainda mais específicos, conforme a necessidade. Visando facilitar a pesquisa do profissional no dia a dia, o módulo dispõe de 4 grupos para busca rápida que fazem parte dos grupos de condições prioritárias, sendo: Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade e Gravidez.



O campo Grupos de condições prioritárias exibe em ordem alfabética problemas e condições relacionadas a saúde do cidadão. Cada problema ou condição exibido neste grupo é composto por diversos CIDs e CIAPs que estão intimamente relacionados ao problema ou condição em questão, facilitando a pesquisa pelo profissional de saúde. Ao todo o campo é composto por 21 grupos, que encontram-se listados abaixo.

Asma

AVC

Dengue

Desnutrição

Diabetes

Doença Cardíaca

DPOC

DST

Gravidez

Hanseníase

Hipertensão arterial

Infarto

Obesidade

Reabilitação

Rins

Saúde Mental

Saúde sexual e reprodutiva

Tabagismo

Tuberculose

Usuário de álcool

Usuário de outras drogas

 

O campo CIAP2 e CID10, por sua vez, permite ao profissional selecionar CIAPs e CIDs específicos, também listados em ordem alfabética. É importante destacar que enquanto o grupo de condições prioritárias exibe todos os cidadãos que tenham ao menos um CIAP ou CID da condição selecionada, o campo CIAP2 e CID10 irá exibir apenas os cidadãos que tenham os CIAPs ou CIDs mencionados. Exemplo: se na unidade há duas cidadãs com o CID DIABETES MELLITUS QUE SURGE DURANTE A GRAVIDEZ - O244 e com o CIAP2 GRAVIDEZ - W78 na lista de problemas e mais treze gestantes apenas com o CIAP2 GRAVIDEZ - W78, ao selecionar o CID10 O244 e o CIAP W78 no campo CIAP2 e CID10, o resultado será de apenas duas cidadãs, pois apenas elas possuem ambos os CIAP/CID em sua lista de problemas.

 

O módulo também possibilita ao profissional buscar apenas pelos cidadãos que estejam com a respectiva condição de saúde ativa na lista de Problemas/condições e alergias no prontuário do cidadão. Para tal basta selecionar a opção "Buscar apenas problemas/condições ativas na lista de problemas e condições" após a seleção dos CIAPs e CIDs desejados.

 

Um cidadão com uma determinada condição só será exibido no resultado de busca quando o CIAP ou CID em questão tiver sido mencionado durante um atendimento individual no PEC (SOAP) ou mencionado no módulo Problemas/condições e alergias ou ainda na lista de problema/condição avaliada da Ficha de Atendimento Individual (FAI). A busca poderá sofrer modificações quanto as regras mencionadas apenas quando a opção "Buscar apenas problemas/condições ativas na lista de problemas e condições" for selecionada. 

 

No grupo Informações do cidadão é possível que o profissional filtre a busca por sexo ou identidade de gênero, faixa etária e data do último atendimento. 



Ao final do resultado da busca dos cidadãos a opção "Gerar relatório operacional" é disponibilizada. Ao clicar sobre a mesma, uma tela questionando ao profissional qual relatório operacional ele deseja imprimir é exibida. Vale lembrar que este relatório é composto pelas mesmas regras e informações dos relatórios operacionais presentes no módulo Relatórios. A única diferença é que pelo módulo de acompanhamento o relatório filtrará apenas os cidadãos presentes no resultado de busca e que satisfaçam as regras do relatório operacional selecionado para impressão.


DO AMIGO EDY GOMES!