quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

VOCÊ SABE O QUE É AGENESIA RENAL E SEUS SINTOMAS?

AGENESIA RENAL UNILATERAL

Agenesia unilateral tem uma incidência de 1/1000, é mais comum em homens e chave mais freqüentemente o rim esquerdo. Muitas vezes é assintomática e é compatível com a vida. Há uma hipertrofia compensatória a nível do rim normal (> 10% do volume normal do RIM).
É geralmente associada com hipertrofia compensatória do simples RIM e função renal normal. O risco a longo prazo (ou seja, na idade adulta) é que o RIM é cansaço um pouco mais rápido, especialmente se há fatores de risco associado (tabagismo…). É por isso procuramos regularmente pequenos sinais de disfunção renal  para estabelecer se necessário início apoiar. Na verdade, tem sido demonstrado que mais disfunção renal é detectada cedo, melhor é o prognóstico.
Para procurar estes pequenos sinais, seu filho terá um acompanhamento regular do seu crescimento, sua pressão sanguínea e alguns exames biológicos simples (tomadas em análise de sangue e urina). 
Além disso, deve ser evitado em qualquer idade as drogas potencialmente tóxicas para o rim. Principalmente antiinflamatórios como o ibuprofeno (Advil ®, Nureflex ®, etc.) e para a febre ou dor, ele vai preferir paracetamol (Doliprane ®, Efferalgan ®, etc.). É importante que seu médico sabe que seu filho tem um único RIM funcionando, mas algumas drogas anti-inflamatórias são over-the- e devem ser evitadas na medida do possível.
Quando seu filho vai ser mais, ela deve explicar que alguns fatores de risco cardiovascular (tabagismo, excesso de peso, falta de atividade física, excesso alimentar, etc.) devem ser evitadas para proteger tanto seu rim, mas também sua "capital de saúde". Evitar o sal.

DO AMIGO EDY GOMES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário