quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ALERTA: APARELHOS DENTÁRIOS ILEGAIS COLOCAM A SAÚDE BUCAL EM RISCO.



A  aplicação de aparelho ilegal entre os adolescente hoje, preocupa muito os conselhos de odontologia.  A pratica é feita sem o acompanhamento de um especialista, representando grave risco a saúde da população.  O conselho federal de odontologia se posiciona em sinal de alerta e pedem para as pessoas não comprem os produtos sem a indicação de um cirurgião dentista, pois prejudicam sua saúde bucal, muitas vezes sem recuperação.
É muito preocupante o uso desses produtos por pessoas não habilitadas e sem a regulamentação da agência nacional de vigilância sanitária ( ANVISA) , pois a cola usada para fixar os aparelhos pode prejudicar o esmalte dos dentes e trazer lesões na mucosa da boca, além de causar problemas ao organismo, por se tratar da ingestão de um produto tóxico, com o risco, inclusive, do uso de produtos cancerígenos, podendo causar retração na gengiva, perda óssea e lesões que levam à perda dos dentes.  Fica o alerta segundo o levantamento da Anvisa, que todos os produtos usados em tratamento que entram em contato com o corpo Humano devem ser regularizados na Agência.
Pessoas não habilitadas a manusear os produtos , pode cogitar crime de “lesão corporal” (art. 129), culposo ou até doloso, por dolo eventual, hipótese em que o autor assume o risco de produzir o resultado. No mesmo diploma legal  o crime de “perigo para a vida ou saúde  de outrem” (art. 132) , também pode ser cometido.
Hoje os jovens estão usando até cerdas de vassouras como fios para chamar atenção , pelas cores diferentes e , segundo os mesmo jovens, esses aparelhos coloridos representam um símbolo de ostentação, com isso, o que seria para corrigir problema de fala e de dentição, entre outros, virou símbolo de o poder econômico. N entanto há o perigo do modismo se espalhar por todo o País, criando uma rede clandestina de venda e se instalando como um problema de saúde pública.
Fica o alerta a todos(as), que buscam esse atendimento por questão de estética, pois , esta é uma ostentação que pode custar a saúde bucal de muitos Brasileiros e principalmente Muanenses que procuram esses profissionais clandestino pra tal prática.



DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário