quinta-feira, 9 de junho de 2016

VAMOS ENTENDER UM POUCO O PODER LEGISLATIVO DENTRO DE SUA GOVERNABILIDADE

A pior coisa que existe num Município é o vereador ser oposição. Não apenas porque o vereador de oposição vive de pão e água, mas porque a arte de construir a oposição é extremamente difícil. O vereador de oposição precisa pressionar o projeto do prefeito, porque são projetos diferentes, mas não pode ser um posicionamento que o distancie da sociedade, ou que você venda a cidade de uma forma que a população começa a questionar sua postura.O vereador de oposição precisa mostrar que representa outro projeto, mas não pode cair no isolamento. Não falo de isolamento na Câmara, falo do isolamento na sociedade. O vereador de oposição precisa buscar o ponto de equilíbrio entre o projeto que ele defende e a forma de criticar e como criticar o projeto do prefeito a que ele se opõe. A relação que o vereador oposicionista estabelece com a sociedade é fundamental para ganhar credibilidade. Sempre acreditei que a atividade de vereador possui dois pilares: primeiro, a arte de legislar; segundo, a organização social. Se o vereador conseguir construir esses dois pilares, não tenho dúvida de que ele será um belo parlamentar no Município de MUANÁ. Conhecer o Regimento Interno, saber formular requerimento, elaborar bons projetos de lei, saber fiscalizar, são atividades que o vereador não deve abrir mão.

Tudo em nossa vida precisa passar por um planejamento. O mandato também necessita de um bom planejamento. O vereador precisa saber estabelecer prioridades, pois, dependendo do porte da cidade precisamente Muaná, o mandato do vereador tem que chegar a todos os bairros. Muitas vezes a gente acha que aquilo que os vereadores falam  na Câmara é escutado pela cidade inteira, e não é verdade. O cidadão comum só se volta, ou só foca na política, durante o processo eleitoral. Você faz um discurso coerente, inflamado e com conteúdo, mas pouquíssimas pessoas ficarão sabendo do que você tratou. O vereador de situação fica sempre na sombra do governo. Ele só sobrevive se tiver muita organização social e se também conquistar autoridade na defesa de alguns temas.

Com relação aos prefeitos, temos normalmente duas características: todo prefeito quer compor a maioria na Câmara, caso contrário, não governa.
A sociedade Muanense espera que  os vereadores eleitos  em 2016 trabalhe com o foco de ter um bom relacionamento para com seus trabalhos por um Muaná  melhor, pois o prefeito precisa da Câmara. A arte de governar é a arte de buscar apoio junto aos vereadores, dada a importância do papel que os mesmos ocupam. O prefeito precisa buscar a governabilidade na Câmara e também junto à sociedade.
A Câmara é a grande escola da política. É muito mais difícil ser vereador de oposição do que de situação. Se valorizem enquanto vereadores a partir deste PLEITO em MUANÁ, pois o prefeito não faz nada sem a atuação dos vereadores. Se houver esse compromisso com a sociedade,sem duvida estarão contribuindo para geração de muitos benefícios para MUANÁ.

DO AMIGO EDY!


Nenhum comentário:

Postar um comentário