sexta-feira, 4 de outubro de 2013

UM POUCO DA HISTÓRIA DO SINDSAÚDE-PÁ.

Sindsaúde, Uma história de Luta dos trabalhadores da saúde no Estado do Pará

A década de 80 demarcou significativamente o processo de reorganização da Classe Trabalhadora  no Brasil, após o período de repressão instaurado com o Golpe Militar. A Campanha Salarial dos Metalúrgicos do ABC em 1979, marcou o início de um movimento que durante a década de 80, mobilizou em nível nacional uma grande massa de trabalhadores, realizou debates intensos de concepções sobre liberdade e autonomia sindical, direito de greve, unidade estratégica entre trabalhadores urbanos e rurais, movimento  que dialeticamente resultou no surgimento de um novo sindicalismo, com a CUT – Central Única dos Trabalhadores dando a direção para o movimento.
No Pará os trabalhadores de saúde do setor público inseridos nas lutas gerais da sociedade, indignados com os baixos salários pagos pela SESPA, na época, menor que o salário mínimo nacional, decidem reagir e constroem a primeira Greve, um movimento que reivindicava a equiparação de salário, ao mínimo nacional.  Este movimento marcou a história da categoria, pela primeira vez paralisando os serviços de saúde durante 41 dias, os trabalhadores ocuparam o Centro 7, atual Unidade do Marco, ocuparam a Secretaria de Saúde até que o Governo da época recebeu uma Comissão para negociar as reivindicações da categoria.
O movimento foi considerado vitorioso, daí a categoria resolveu se organizar no interior da SESPA e mesmo com todas as limitações legais impostas neste período, na tentativa de impedir a organização dos trabalhadores do setor público, a categoria fundou em 01/09/1984 a Associação dos Servidores da SESPA, a qual historicamente representa o primeiro passo rumo a organização dos trabalhadores de saúde no Estado do Pará.
No final da década de 80, os indicadores econômicos e políticos da conjuntura apontavam para o acirramento da crise entre capital e trabalho no Brasil. As ruas e praças das Capitais Brasileiras de Norte a Sul tornaram-se palcos de grandes manifestações dos trabalhadores e da sociedade em geral. Este período é um período especial para a classe trabalhadora, tanto do ponto de vista organizativo quanto político indicando um novo rumo para o país.
Em 17/08/1989 os trabalhadores da área de saúde no Pará dão mais um paço significativo no seu processo organizativo e transformam a Associação em Sindicato, instituído como SINDSESPA. Agora, fortalecidos com uma entidade sindical os trabalhadores da saúde continuam a sua luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e contra as práticas autoritárias, comuns no interior dos órgãos Públicos do Estado. Um fato marcante neste período do Sindicato, foi a ocupação da Assembléia Legislativa, da SEFA, com o objetivo de forçar, mais uma vez, o Governo receber o Sindicato para negociar a pauta dos trabalhadores.
Antes dos primeiros 10 anos, o SINDSESPA já se faz presente em varios Municípios do Estado com as Delegacias Sindicais, e sente a necessidade de reorganizar a sua base e estruturar-se, para enfrentar as mudanças resultantes da implantação do SUS - Sistema único de Saúde, especialmente o processo de municipalização dos serviços de saúde no Estado. Neste contexto o SINDSESPA convoca o I Congresso da categoria  em Maio de 1993.
Em Outubro de 1995 é convocado o II Congresso com o tema central “O Projeto Neoliberal e os desafios aos Trabalhadores de Saúde Pública do Estado” . Neste Congresso, logo na sessão de abertura os trabalhadores debatem “O Projeto Neoliberal e os rumos do SUS”. Nos grupos de trabalho esses temas foram aprofundados e também aprova-se um Plano de Lutas com o objetivo de fortalecer as Lutas Gerais dos Trabalhadores dirigidas pela CUT-Central Única dos Trabalhadores contra o avanço do Projeto Neoliberal no País.
Em Julho de 2005, em Assembléia Extraordinária, deliberou-se pela alteração da denominação SINDSESPA para  Sindsaúde PA. O Sindsaúde PA  é filiado a CUT e CNTSS e atualmente está presente em 80% dos Municípios fazendo a luta dos trabalhadores municipais em várias frentes, como por exemplo, a luta pela efetivação dos ACS - Agente Comunitários de Saúde e ACE – Agente de Combate as Endemias, a luta pela Gratificação de Insalubridade, e especialmente a luta pela construção de Planos de Cargos Carreiras e Remuneração específico para os trabalhadores de saúde no Estado e em  cada Município conforme os princípios e diretrizes definidos pelo Conselho Nacional de Saúde.
O Sindsaúde Pa  é uma entidade sindical que constrói e é construída pelas histórias de luta dos trabalhadores de Saúde do setor público no Estado do Pará há 28 anos.
Você faz parte dessa história.
DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário