segunda-feira, 18 de março de 2013

Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB



Sistema de Informação Atenção Básica é um sistema (software), desenvolvido pelo DATASUS em 1998, cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à Atenção Básica (AB) usando como estratégia central a Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

É por meio das informações coletadas pelo software do SIAB que o Ministério da Saúde toma decisões de gestão da Atenção Básica em nível nacional. Entretanto, o SIAB não deve ser compreendido e utilizado somente para esse fim. Este sistema é parte necessária da estratégia de SF, pois contém os dados mínimos para o diagnóstico de saúde da comunidade, das intervenções realizadas pela equipe e os resultados sócio-sanitários alcançados. Dessa forma, todos os profissionais das Equipes de Atenção Básica (EAB) devem conhecer e utilizar o conjunto de dados estruturados pelo SIAB a fim de traçar estratégias, definir metas e identificar intervenções que se fizerem necessárias na atenção da população das suas respectivas áreas de cobertura, bem como avaliar o resultado do trabalho desenvolvido pela equipe. 

As fichas que estruturam o trabalho das EAB e que produzem os dados que compõem o SIAB são utilizadas para realizar o Cadastramento, Acompanhamento Domiciliar e para o Registro de Atividades, Procedimentos e Notificações das pessoas adscritas nos territórios das EAB. Estas fichas são organizadas conforme lista abaixo: 

     * Ficha para cadastramento das famílias (Ficha A); 

     * Ficha para acompanhamento (Fichas B); 

            Ficha de gestantes (Ficha B-GES); 

            Ficha de hipertensos (Ficha B-HA); 

            Ficha de diabéticos (Ficha B-DIA); 

            Ficha de pessoas com tuberculose (Ficha B-TB); 

            Ficha de pessoas com hanseníase (Ficha B-HAN); 

     * Ficha para acompanhamento da criança – Ficha C (Cartão da Criança); 

     * Ficha para registro de atividades, procedimentos e notificações (Ficha D). 

Antes de registrar/digitar as informações no SIAB, as fichas preenchidas pelos profissionais são consolidadas em três blocos centrais: 

     * Cadastramento das famílias (Fichas A); 

     * Relatório de Situação de Saúde e Acompanhamento das Famílias (SSA); 

     * Relatório de Produção e Marcadores para Avaliação (PMA). 

Após registradas as informações o SIAB se torna uma fonte rica de dados que abarca informações importantes e abrangentes na área da saúde que além de servir para auxiliar as EAB em seu processo de trabalho, serve também como fonte para vários tipos de pesquisas, para os órgãos governamentais, para as comunidades acadêmicas das áreas de enfermagem, medicina entre outros que utilizam tais dados a fim de compor pesquisas nas áreas de saúde coletiva. 

Para mais informações acesse a página do SIAB no site do DATASUS através do link:

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário