segunda-feira, 18 de março de 2013

CONSULTÓRIO NA RUA.



O Consultório na Rua é uma proposta que procura ampliar o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica. 

As equipes de Consultórios na Rua (eCR) devem realizar as atividades de forma itinerante e, quando necessário, utilizar as instalações das Unidades Básicas de Saúde (USB) do território, desenvolvendo ações em parceria com as equipes dessas unidades, e devem cumprir carga horária mínima semanal de 30 horas. O horário de funcionamento deve se adequar às demandas das pessoas em situação de rua, podendo ocorrer em período diurno e/ou noturno, em todos os dias da semana. 

As equipes poderão ser compostas pelos seguintes profissionais de saúde: 

   - enfermeiro;
   - psicólogo;
   - assistente social;
   - terapeuta ocupacional;
   - médico;
   - agente social;
   - técnico ou auxiliar de enfermagem;
   - técnico em saúde bucal. 

De acordo com a Portaria N° 122, de 25 de janeiro de 2012, as eCR terão acesso a processos de educação permanente, contemplando a abordagem das diferentes necessidades de saúde da população em situação de rua, bem como o desenvolvimento de competências para a prática da redução de danos. 

São equipes multiprofissionais que podem se organizar em três modalidades, o que definirá os recursos financeiros a serem destinados, conforme observado a seguir: 

Modalidade I – equipe formada minimamente por 4 (quatro) profissionais, sendo 2 (dois) profissionais de nível superior e 2 (dois) de nível médio; 

Modalidade II – equipe formada minimamente por 6 (seis) profissionais, sendo 3 (três) de nível superior e 3 (três) de nível médio; 

Modalidade III – equipe da Modalidade II acrescida de um profissional médico. 


DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário