quarta-feira, 16 de abril de 2014

ORIENTAÇÕES PARA UM VERDADEIRO CHEFE-GESTOR.

Ao ser promovido para o cargo de chefia, embora com grande potencial para desempenhar as tarefas operacionalmente, o profissional recém promovido nem sempre consegue utilizar seu potencial técnico para "comandar" a equipe a ele subordinada e promover um bom relacionamento, indispensável à eficácia da liderança.
Essa eficácia é alcançada quando a chefia consegue aliar suas habilidades técnicas e operacionais às habilidades de relacionamento humano e de comando, tendo como resultado o bom desempenho da sua equipe.
Muitos ainda pensam que basta ter o título de diretor, de gerente ou outro cargo de liderança para que isto dê um prestígio tal, que toda a equipe vai obedecer automaticamente à pessoa que dirige, simplesmente por ter sido investida de "autoridade".
Para se ter realmente autoridade, é necessário, para a pessoa que dirige, ter não somente uma série de qualidades, mas ainda ter aprendido o oficio de direção. Muitas pessoas levam anos para tomarem consciência de que certas atitudes não as levam ao êxito na direção, enquanto que outras conseguem dirigir logo com maior eficiência.
No seu ambiente de trabalho, o líder não se limita às simples questões de comando, procura demonstrar aos seus subordinados que não é apenas ele o elemento básico da organização. Ele é apenas uma espécie de coordenador, para fins de ordem e harmonia.
É fato observável por todos que qualquer grupo social precisa ser dirigido por pessoa que o guie para atingir os objetivos comuns ou satisfazer os interesses de sua equipe, e o líder é a peça mestra.
Normalmente, as pessoas julgam liderança como o ato de controlar. Por isso, liderar quase sempre foi sinônimo de mandar, de impor a posição hierárquica sobre os outros para ser obedecido. No mundo globalizado, competitivo, o sistema mudou. Hoje, a maioria das pessoas segue o líder que seja competente, antecipador dos acontecimentos, inspirador, honesto e flexível diante dos desafios.

Os líderes são pessoas com capacidade para se expressar plenamente, sabem o que querem, por que querem e como comunicar isso aos demais, a fim de obter a cooperação e o apoio deles, ou seja, saber se comunicar com os seus colegas já é um grande passo para quem aspira à liderança do grupo.

DO AMIGO EDY GOMES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário