quinta-feira, 9 de maio de 2019

MUANÁ: VIGILÂNCIA EM SAÚDE A SERVIÇO DA COMUNIDADE DA VILA DE SÃO MIGUEL DO PRACUUBA.


PREFEITURA MUNICIPAL DE MUANÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE




Mais um trabalho realizado com sucesso pela equipe da vigilância em saúde do município de Muaná com parceria do 7° centro regional de saúde do estado do Pará.
Dessa vez foi na vila de são Miguel do Pracuuba, precisamente no posto de saúde Irmão Tino Simionato,com a equipe formada pelo Sr. Oscar Fernando Leis Figueredo ( COORDENADOR DO PROGRAMA DE MALÁRIA, DCA E LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA REVISÃO 7º CRS/SESPA), Rubenilza Rodrigues Ferreira ( COORDENADORA DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE MUANÁ), Sérgio Moraes Santos ( COORDENADOR DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE MUANÁ) e Jailson Martins Moraes ( COORDENADOR DE ENDEMIAS DE MUANÁ), onde foi feita a instalação da UDT naquela unidade básica de saúde. 




A equipe se reuniu com a senhora Isamara Castro da Silva ( agente de endemias), colocando sua grande responsabilidade ao assumir a UDT ( unidade de diagnostico e tratamento), mesmo a servidora já ter sido treinada, apta e certificada pelo 7º CRS, quanto pelo Lacen, que desenvolverá seus trabalhos como microscopista de base, na ocasião foi entregue a mesma sua ferramenta de trabalho, aparelho de microscópico binocular da marca olimpus-cx41, insumo químico, 01 bandeja para corar lamina, 01 caixa para guardar laminas,01 taco porta lâminas, 02 provetas-vidro, uma de 25ml e outra de 100ml foi feita reposição de medicamentos.
Olha que bacana, a equipe de vigilância em saúde buscando parcerias com o 7º CRS e laboratório LACEN, tudo isso com a preocupação de prevenir e tratar doenças acometidas naquela localidade. A microscopista naquela região é de fundamental importância, principalmente no diagnóstico de malária, que se conclui com achado de parasitas no sangue do paciente, sendo examinado por microscopia de amostra em lâminas de vidro, em gotas de espessas ou esfregaços. E essa pessoa já se encontra treinada na vila de são Miguel do pracuuba, que lhe permitirá a identificação da espécie de plasmódio envolvida.
Através da portaria nº 3.238 de 18 de dezembro de 2009, que define critérios para o incentivo financeiro referente a inclusão do microscopista na atenção básica para realizar, prioritariamente ações de controle da malária juntos as equipes de agentes comunitários de saúde ou equipe de saúde da família.
A atenção básica do município, por meio da estratégia saúde da família, é responsável em desenvolver atividades de vigilância em saúde para toda a população de sua área adstrita,detectando e atuando de forma precoce com o objetivo de resoluções bem rápidas, para o problema mais frequentes no município.
Malária é considerada umas das doenças de maior importância epidemiológica na nossa região....o mais gratificante que no momento da instalação apareceu um paciente do Município de São Sebastião da Boa Vista, que contraiu malária  no Município de Bagre e teve a felicidade de ser atendido no nosso município , em são Miguel do Pracuuba.




Como disse a Coordenadora geral da vigilância em saúde de Muaná....”Viva o sus”.

Parabéns a equipe de vigilância em saúde do Município em nome de sua coordenadora geral Rubenilza Ferreira, por se mostrarem preocupados com a situação em saúde de nossa população e que prevenir ainda é o caminho.

abraços a todos.

do amigo edy gomes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário