segunda-feira, 6 de maio de 2019

MUANÁ - VIGILÂNCIA EM SAÚDE / EDUCAÇÃO EM SAÚDE AOS RIBEIRINHOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUANÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE


”MAIS UM EXCELENTE TRABALHO REALIZADO PELA EQUIPE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MUANÁ, TRAZENDO PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA POPULAÇÃO RIBEIRINHA, LEVANDO INFORMAÇÕES PRECISAS PARA DIA A DIA DAS PESSOAS, PARA SE PREVENIR DE CERTAS DOENÇAS”.




Preocupados com a PROMOÇÃO DE SAÚDE DOS RIBEIRINHOS, o DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, através sua COORDENAÇÃO GERAL, RUBENILZA FERREIRA  e sua competente equipe, se deslocaram as localidades: RIO CAPITARIQUARA, BAIXO RIO ATUA E RIO BUIOÇU, no Município de Muaná,para bloqueio e controle da população de QUIRÓPTEROS nas áreas buscando a identificação do MORCEGO HEMATÓFAGOS, na prevenção de possíveis casos de raiva. Logo a equipe bem preparada, se atentaram para o calendário LUNAR, visto que, só é possível a captura dessa espécie em noites de LUA NOVA ( escuras).Os QUIRÓPTEROS, tem uma grande importância na manutenção do vírus da raiva em zona rural e urbanas.  Segundo a equipe da vigilância em saúde de Muaná, a devastação  de áreas silvestres e o desequilíbrio ambiental estimularam a busca por novas áreas com fácil adaptação desses animais nesses ambientes artificiais e causas ambientais possam ter provocados a mudança de comportamento dos MORCEGOS, que normalmente se alimenta de sangue de animais como: cavalo, bois, galinhas, cães e gatos. Todos os morcegos podem carregar o vírus da raiva, e para que ocorra a transmissão é necessário o contato da saliva com o sangue. Por isso, os morcegos hematófagos, que mordem os animais, são os principais transmissores. O sangue humano é a ultima opção na alimentação desses indivíduos... RELATA A EQUIPE.

  O mais importante disso é a observação de uma grande variedades de espécies e volume de exemplares encontrados em situações de risco a saúde humana. Para a captura desses animais foi preparado  o local com  rede, com isso, na chegada da noite para coleta dos animais da rede para que fosse aplicado o veneno ( VAMPIRICIDA)e soltos novamente para NATUREZA.

       Foi realizado pela equipe de vigilância ”EDUCAÇÃO EM SAÚDE” e medidas de proteção para todas as pessoas dessas localidades com maior vulnerabilidade de não tentar fazer a captura desses animais sem os EPIs – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem. É considerada uma zoonose, ou seja, é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda, letal em aproximadamente 100%. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Parabéns a equipe do DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, que não se esquiva das situações em Saúde da População de Muaná e encara qualquer obstáculos e vai em busca de soluções para manter o equilíbrio da população em saúde. Quando se tem responsabilidade e compromisso com a saúde pública da população, quando se sai de certas zona de conforto, o trabalho sem duvida alguma aparece e como consequência a melhoria da qualidade de vida da população.


Abraços a todos!


DO AMIGO EDY GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário