sábado, 16 de janeiro de 2016

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NA COLA DA ATENÇÃO BÁSICA

A criação dos Conselhos de Saúde, nos quais a população tem direito de fiscalizar as ações do MUNICÍPIO em relação à elaboração, controle e fiscalização das políticas de saúde.Entre a elaboração de um projeto e sua efetivação existe, no entanto, uma grande distância. Operacionalizar o SUS é ainda um grande desafio. Os Conselhos de Saúde ainda não estão implantados em todo o País e muitos dos que já existem têm encontrado dificuldades para exercerem satisfatoriamente seu papel. As maiores dificuldades estão relacionadas ao aprendizado necessário para o pleno exercício da democracia, da cidadania, da participação e do controle social. Se   considerarmos  o  Conselho de Saúde como um importante espaço público de Controle Social, é necessário fortalecer a sociedade organizada, expressa pelos Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais, para que, nos Conselhos, os Conselheiros representem de fato a sociedade que lhes dá sustentação. Para que isso ocorra ,   a palavra chave passa a ser CAPACITAÇÃO. Conselho Municipal de Saúde – CMS – é um espaço de participação social na administração do Sistema Público e atua no controle da execução da política de saúde estabelecendo estratégias de coordenação e gestão do SUS. É uma atividade não remunerada e aberta à participação da sociedade. Baseado na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90) e na Lei nº 8.142/90. Falar em Atenção Básica é falar de ações cujo objetivo é melhorar a saúde das pessoas pela promoção (condição de lazer, saneamento, educação), prevenção (vacinação, aleitamento materno), tratamento e reabilitação. Estas ações precisam ser planejadas em estreita sintonia com a realidade da população a que se destinam, para terem bons resultados. Por esse motivo, com a descentralização da saúde, o município, através do Sistema Municipal de Saúde – SMS, acaba sendo o principal responsável pela organização deste nível de atenção.A idéia por trás da Atenção Básica é que, em matéria de saúde, prevenir as doenças é sempre mais seguro e mais econômico e é certo que, se a Atenção Básica estiver bem organizada, cerca de 90% dos problemas de saúde da população estarão resolvidos,como disse,se estiver de fato ORGANIZADA.
Pelo que parece a atenção básica desse Município precisa realmente de atenção, pois em se tratando de melhorias na qualidade de vida da população pelos programas da atenção básica é impossível chegar a um patamar de satisfação. E como se a coordenação da atenção básica fosse centrada  a penas em cuidar da vida profissional dos servidores que já executam seus trabalhos com o máximo de esforços , sempre colocando que o foco é o atendimento ao público.
Concluo que precisa se urgentemente de investimentos na qualificação das equipes, bem como no fortalecimento dos mecanismos de controles social e do trabalho das equipes sempre orientados quanto ao compromisso com a saúde dos usuários. No entanto é fundamental investir no cuidado e na valorização do trabalhador do SUS, investindo em melhores salários, na implantação de plano e cargos e salários, na qualificação profissional, no fortalecimento do trabalho coletivo multiprofissional na perspectiva interdisciplinar e na atuação intersetorial visando auxiliar e corrigir os problemas na rede assistencial que sem duvida alguma são muitos e amenizar a insatisfação dos próprios profissionais e usuários do SUS no Município.
É de fundamental importância que os vereadores, o prefeito(a), e os integrantes do poder Judiciário saibam da importância que tem a ATENÇÃO BÁSICA de saúde no Município. E por fim a população também ter conhecimento do que se trata no sistema.
Ta passando da hora da equipe de ATENÇÃO BÁSICA ter competência e interesse humano pra colocar em prática essas priores que são de fundamental importância pra qualidade de vida da população. Onde os méritos deveriam ser da população que tanto precisa dos serviços que hoje é de péssima qualidade. Não tendo nenhuma estrutura para atendimento de baixa e imagine de alta complexidade.

FICA A DICA!

UM GRANDE ABRAÇO!


DO AMIGO EDY!


Nenhum comentário:

Postar um comentário