PROJETO
ESPERANÇA
“Não permita que a idéia de que somos desinteressados da realidade em
que vivemos se prolifere: levante, lute e combata. Enquanto houver uma criança
passando fome não se pode falar em felicidade e, muito menos, em cidadania.
Conquiste seu título honroso de cidadão. Combatendo as atrocidades que hoje se
alastram por cada canto de nossa sociedade. Através da cidadania é que iremos,
alcançar uma melhor qualidade de vida humana. (autor desconhecido).
I -
RESPONSÁVEIS
|
- Cláudia Martins Gomes (Psicopedagoga)
– (Elaboradora do Projeto)- Telefones: 9225-3579/8283-3047- email: cmgclaudia@gmail.com
- Osmar Soares de Souza Junior -
Telefones: 9150-9504/8324-3911/8131-6149-email: oss.jr@uol.com.br
II - FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
|
* Artigo
227, da Carta Magna:
“É dever
da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com
absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao
lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e
a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma
de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
III - APRESENTAÇÃO
|
O Projeto Esperança está fundamentado em princípios
gerais tais como: Direitos Humanos e Justiça Social, sendo estes relevantes
para o desenvolvimento cognitivo social do ser humano, objetivando a busca por
valores sociais através da dignidade humana, Cabendo a nós, membros desta
sociedade, oportunizar e proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras,
afim de que possam fortalecer sua auto-estima e desenvolver suas habilidades. O
referido Projeto é uma ação de amor, solidariedade e respeito na valorização de
pessoas buscando desta forma, valores fundamentais da vida.
IV - JUSTIFICATIVA
|
O município de Muaná pertence à região do arquipélago
do Marajó. A cidade sede do município
possui núcleos urbanos onde observamos no decorrer de
nossa convivência como moradores, a carência e a ausência satisfatória do Poder
Público no que diz respeito à saúde, saneamento básico, educação,
profissionalização, segurança pública, elementos esses tão necessários a qualidade
de vida. Dentre esses agrupamentos, elegemos o bairro periférico para nossa
ação a comunidade do Miritizal. Referido
bairro possui 1.500 famílias em situação de pobreza extrema.
A cidadania não nos é
dada, ela é construída e conquistada a partir da capacidade de organização,
participação e intervenção social, por isso, a necessidade de desenvolver uma
proposta alternativa à realidade de famílias periféricas no município de Muaná
relegadas ao abandono no que diz respeito a políticas públicas de inserção
social. Tendo
em vista a melhoria da qualidade de vida desse segmento assim como, a
transformação de sua realidade social, sendo que estas transformações não
ocorrem do nada percebe-se ser
imprescindível um apoio maior
para suprir suas necessidades básicas com ajuda intelectual, material e
alimentar.
Tendo como temática “A cidadania é a tomada de
consciência de direitos”, e como contrapartida, a
motivação da organização dessa comunidade em busca de seus direitos. Isto
implica no pleno exercício dos direitos civis, políticos e socioeconômicos, bem
como na participação e contribuição para o bem estar da comunidade. Ser cidadão
é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar a sua vida e
de outras pessoas objetivando acessibilidade a bens necessários a sua
sobrevivência.
O Projeto
Esperança pensado por um grupo de jovens naturais desse município e,
preocupados com tais condições sociais desses e outros atores sociais têm a
intenção de fazer pensar a qualidade de vida do público beneficiário, através
de ações que provoquem qualidade de vida e justiça social; realizando em um
primeiro momento atividades assistencialistas e de entretenimento para assim
poder provocar sentimentos de cidadania nessas comunidades.
V -
OBJETIVOS
|
GERAL:
Proporcionar ações
que, integradas com as demais atividades, visem à educação cidadã e cultural da
criança, do adolescente e do adulto, através de atividades que incentivem a sua
socialização, criticidade, autodeterminação, estimulando assim, a reflexão e a
construção de sujeitos de direitos e deveres no exercício de sua cidadania.
ESPECÍFICOS:
- Incentivar o interesse e
participação da comunidade nas atividades propostas.
- Motivar a participação de
familiares e comunidade local no processo de cidadania e de sociabilidade.
- Potencializar espaços dialógicos
de construção de conhecimento, vislumbrando a formação de sujeitos
críticos, ativos e participativos.
- Efetivar vivências de práticas de
produção com vista ao fomento dos projetos de vida.
- Proporcionar
acessibilidade a bens materiais de forma a garantir o mínimo de dignidade às
famílias beneficiadas.
PÚBLICO ALVO
|
Famílias residentes na área contexto da
cidade de Muaná (Bairro do Miritizal).
METODOLOGIA
|
Nossa metodologia
estará ancorada em “Roda de Conversa” com os familiares para observarmos
lideranças e espaços a serem potencializados enquanto trocas de idéias e
efetivação de ações para a cidadania.
Nossas ações se
efevetivarão através de módulos de atuação: no mês de maio (dia das mães),
outubro (dia das crianças) e dezembro (dia de natal) com espaços criados, onde
os participantes possam ter momentos de entretenimento lúdico, cultural, e
reflexão acerca de diversas temáticas, tais como cidadania (saúde, educação,
profissionalização, saneamento básico, segurança pública). As ações ora
demandadas pelas famílias envolvidas nas atividades acontecerão através de
intervenções específicas (Oficinas, Palestras e Seminários), de acordo com a
necessidade do bairro. Por fim, as atividades serão avaliadas de maneira
coletiva por todos os atores sociais envolvidos no processo.
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS
|
a)
Mobilização
social
- O projeto tem como estratégia o
processo sistemático de mobilização social dos sujeitos da ação - famílias–
onde as atividades estão na perspectiva de envolvimento nos conteúdos e nos
processos práticos da ação.
b) Dignidade Humana
e Justiça social
- Respeito ao
público beneficiário na condição de sujeito de direito construído
historicamente
- Garantia da efetivação dos seus Direitos
Humanos.
c) Democracia
- Potencialização
do espaço coletivo com espaço de tomada de decisão e formação de sujeitos.
d) Ação Intersetorial
- A
efetivação das ações propostas serão viabilizadas a partir da articulação
permanente com os colaboradores do Projeto.
4. CRONOGRAMA DE
ATIVIDADES:
ATIVIDADES/ETAPAS
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGOS
|
SETEM
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Ação
de cidadania(temática Escolarização direitos de todos)
|
X
|
||||||||||
Ação de
cidadania(Temática Direitos e Deveres)
|
X
|
||||||||||
Ação de cidadania(Temática
construindo cidadania)
|
X
|
||||||||||
Ação de
cidadania(Temática Direitos iguais para todos)
|
X
|
||||||||||
Ação de cidadania(Temática
Exercendo cidadania)
|
X
|
||||||||||
Ação de cidadania(Temática
Integração/ Social através dos Jogos Cooperativos)
|
X
|
||||||||||
Ação de cidadania(Temática
mobilizar para transformar)
|
X
|
||||||||||
Ação de cidadania(Temática
o espaço que vivemos)
|
X
|
||||||||||
Ação de cidadania(Temática
direito a vida digna para todos)
|
X
|
||||||||||
Ação de cidadania(Temática
Direitos Iguais para todos)
|
X
|
||||||||||
Ação de Cidadania(Natal)
|
X
|
7- RECURSOS
·
MATERIAS NECESSÁRIOS AS OFICINAS QUE
SERÃO REALIZADAS NO DECORRER DAS AÇÕES.
RECURSO
|
UNIDADE
|
QTD.
|
MATERIAL DE CONSUMO
|
||
Jogos de camisa (tamanho P)
|
JOGO
|
01
|
Jogos
de camisa (tamanho M)
|
JOGO
|
02
|
Camisa
Branca fio 30 (tamanho P)
|
UNID.
|
20
|
Camisa
Branca fio 30 (tamanho M)
|
UNID.
|
30
|
Bola de Futebol de Campo
|
UND
|
03
|
Cola branca
|
UNID.
|
10
|
Régua de 30 cm
|
UNID.
|
50
|
Tesouras sem ponta
|
UNID.
|
50
|
Lápis Preto
|
CAIXA
|
02
|
Borrachas
|
CAIXA
|
02
|
Papel A4
|
RESMA
|
02
|
Apontadores de
lápis
|
UNID.
|
50
|
Lapis para
desenho 4 B
|
CAIXA
|
02
|
Cartolina
|
UNID.
|
40
|
EVA (diversas cores)
|
UNID.
|
30
|
Caderno pequeno
|
UNID.
|
25
|
Caderno de Matéria
|
UNID.
|
25
|
Caneta azul
|
CAIXA
|
01
|
Caneta Preta
|
CAIXA
|
01
|
Cola de isopor
|
TUBO
|
10
|
Pastas de papelão
|
UNID.
|
25
|
Brinquedos de meninos
|
UNID.
|
70
|
Brinquedos de meninas
|
UNID.
|
70
|
Cestas Básicas
|
UNID.
|
25
|
Cláudia Martins Gomes Osmar Soares de
Souza Junior
Psicopedagoga
DO AMIGO EDY!
DO AMIGO EDY!
Nenhum comentário:
Postar um comentário