segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

ENTENDA COMO FUNCIONA ALGUNS SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE



Sistemas que instrumentalizam e apoiam a gestão do SUS, em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria
SISTEMA
SITE
CMD
CNES
SIGTAP
SIA
SIH
CIHA
SISREG
SISMAC
SISCNRAC
SIPNASS

 

1 - CMD


O Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde (CMD) é o documento público que coleta os dados dos atendimentos em saúde realizados em qualquer estabelecimento de saúde do país, público ou privado, em cada contato assistencial. Trata-se de uma estratégia assumida pelos gestores do Sistema Nacional de Saúde das três esferas de gestão para redução da fragmentação dos sistemas de informação que possuem dados de caráter clínico-administrativo da atenção à saúde.
O CMD substitui os principais sistemas de informação da atenção à saúde do país: SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATÓRIAL (SIA),SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR (SIH),e COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR E AMBULATORIAL (CIHA) bem como seus subsistemas de coleta e apoio. Será de adoção obrigatória em todo o sistema nacional de saúde, abrangendo pessoas físicas e jurídicas que realizam atenção à saúde nas esferas pública ou privada, integrantes ou não do SUS.

2 - CNES.

 Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, tem como objetivo cadastrar todos os tipos de estabelecimento da área, sejam eles públicos, privados ou conveniados, pessoa jurídica ou física, desde que, por meio deles, sejam realizados serviços de atenção à saúde no Brasil.

3 - SIGTAP 

 Um dos fundamentais recursos para a manutenção da saúde financeira dos serviços de saúde que prestam atendimento ao Sistema Único de Saúde é o SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS (SIGTAP), sendo este um instrumento para fortalecer o processo de tomada de decisões no âmbito financeiro.


4 - SIA/SUS 

SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL. O SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL, chamado SIA/SUS é um sistema do SUS que tem por objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde.

5 - SIH 

O objeto de aprendizagem SIH-SUS trata das informações sobre as internações hospitalares é chamado de Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS). ... Fala como são coletadas as informações e logo em seguida aborda as vantagens e limitações do sistema.

6 - CIHA 

Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial
A Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial foi criada para ampliar o processo de planejamento, programação, controle , avaliação e regulação da assistência  a saúde permitindo um conhecimento mais abrangente, amplo e profundo dos perfis nosológico e epidemiológico da população brasileira, da capacidade instalada e do potencial de produção de serviços do conjunto de estabelecimentos de saúde do País.
O sistema permite o acompanhamento das ações e serviços de saúde executados por pessoas naturais ou jurídicas, de direito público ou privado provendo informações dos pacientes cuja atenção é custeada por planos e seguros privados de assistência à saúde;
A CIHA surgiu da necessidade de incluir, no Sistema CIH, a possibilidade de registro dos atendimentos ambulatoriais, não informados no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS).
As informações registradas no sistema servirão também como base para o processo de certificação das entidades beneficentes de assistência social para obtenção da isenção das contribuições para seguridade social;

7 - SISREG 

significa “Sistema Nacional de Regulação”. É um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

8 - SISMAC:


1.   O Sistema de Controle do Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade – SISMAC – foi criado pelo Ministério da Saúde, para auxiliar o gestor do SUS a acompanhar a evolução dos recursos federais destinados ao cofinanciamento de ações e serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, executados sob gestão dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
2.   Os recursos registrados no SISMAC correspondem ao componente I do grupo de financiamento da atenção de Média e Alta Complexidade (MAC), que inclui o Teto MAC mais os incentivos permanentes de custeio, nos termos da Portaria GM/MS nº 204 de 2007, transcritos para a Portaria de Consolidação Normativa nº 6, de 28 de setembro de 2017 e, atualizados pela Portaria GM/MS nº 3992 de 28 de dezembro de 2017 .
3.   Estão fora do SISMAC os recursos referentes ao Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – FAEC, segundo componente do Bloco MAC, os quais são transferidos aos fundos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, mediante comprovação da execução de procedimentos selecionados. Também não constam do SISMAC, descontos relativos aos hospitais universitários, amortização de empréstimos consignados e outros.
4.   Por estas razões, os valores registrados no SISMAC representam a maior parte dos valores transferidos mensalmente aos fundos estaduais, distrital e municipais, mas não coincidem, necessariamente, com os valores dos depósitos realizados pelo Fundo Nacional de Saúde.
5.   Algumas vezes, a expressão Teto MAC é equivocadamente empregada em relação a estabelecimentos de assistência à saúde, confundida com o valor máximo estipulado no contrato de prestação dos serviços.
6.   Para o Ministério da Saúde, não existe o conceito de Teto MAC por estabelecimento de assistência à saúde, uma vez que as entidades prestadoras de serviços ao SUS recebem sua retribuição pecuniária do gestor contratante, após aprovação da fatura de serviços prestados, e não, como no caso do gestor, sob a forma de transferência regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde ao fundo estadual, distrital ou municipal. Não é finalidade do SISMAC registrar valores referentes à remuneração de instituições de assistência à saúde, prestadoras de serviços ao SUS.
7.   O ponto de partida do banco de dados do SISMAC é o valor do Teto MAC em dezembro de 2002. A partir desse marco, estão registradas no Sistema, todas as portarias ministeriais que, por diferentes motivos, vêm alterando aquele valor.

9 - SisCNRAC 

foi desenvolvido pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DERAC) em parceria com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), a fim de contribuir para a melhoria contínua dos procedimentos relacionados ao financiamento das ações de saúde, e controle de pagamentos aos prestadores de serviços .

10 - SIPNASS - Sistema do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde



Apresentação
Sistema que avalia os serviços de saúde por meio de auto-avaliações, avaliação técnica do gestor, pesquisas de satisfação dos usuários, pesquisas de relações e condições de trabalho e indicadores de saúde.
 
Benefícios
Início das mudanças necessárias para incorporar a avaliação de estabelecimentos prisionais e de adolescentes em conflito com a lei;
Criação de análises gráficas que apresentem a situação do estado para o gestor estadual;
Otimização das consultas feitas ao banco de dados, principalmente as que se relacionam com as pesquisas de usuários e de trabalhadores, que hoje contam com aproximadamente 5 milhões de linhas;
Introdução da ferramenta BIRT, que é um gerador de relatórios, que permite a exportação de dados para o formato XLS de forma mais efetiva do que a utilizada anteriormente (Jasper Reports);
Mudança do framework utilizado na camada de apresentação (Struts para JSF) e;
Migração do mecanismo de persistência Hibernate para JPA.
Funcionalidades
Terminar as alterações referentes à introdução do módulo prisional. Disponibilizar os dados do sistema nos formatos TabWin e TabNet;
Definir com o usuário as interfaces que existirão entre o PNASS e o módulo de contratos.  Validar junto ao usuário os indicadores ambulatoriais, de oncologia, materno-infantis e de nefrologia;
Criar um WebService para que outros sistemas (tais como o CNES) possam consultar o resultado final das avaliações por estabelecimento;
Disponibilizar no sistema todos os gráficos presentes no relatório final do PNASS para que os gestores (do estabelecimento, do município e do estado) possam realizar suas análises de forma mais rápida;
Estudar como cruzar as diferentes avaliações para gerar informações que hoje estão escondidas (provavelmente utilizar alguma ferramenta de Datamining).  
Ambiente Operacional
O sistema é 100% web sendo acessado principalmente pelos gestores federais, estaduais e municipais (este último das grandes capitais). O acesso ao sistema é monitorado pela ferramenta Awstat.

DO AMIGO EDY GOMES!

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