Sistemas que instrumentalizam e apoiam a gestão do SUS, em todas as
esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle,
avaliação e auditoria
SISTEMA
|
SITE
|
|
CMD
|
||
CNES
|
||
SIGTAP
|
||
SIA
|
||
SIH
|
||
CIHA
|
||
SISREG
|
||
SISMAC
|
||
SISCNRAC
|
||
SIPNASS
|
1 - CMD
O
Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde (CMD) é o documento público que
coleta os dados dos atendimentos em saúde realizados em qualquer
estabelecimento de saúde do país, público ou privado, em cada contato
assistencial. Trata-se de uma estratégia assumida pelos gestores do Sistema
Nacional de Saúde das três esferas de gestão para redução da fragmentação dos
sistemas de informação que possuem dados de caráter clínico-administrativo da
atenção à saúde.
O
CMD substitui os principais sistemas de informação da atenção à saúde do país: SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATÓRIAL (SIA),SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR (SIH),e COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR E AMBULATORIAL (CIHA) bem como seus subsistemas de coleta e apoio. Será de adoção
obrigatória em todo o sistema nacional de saúde, abrangendo pessoas físicas e
jurídicas que realizam atenção à saúde nas esferas pública ou privada,
integrantes ou não do SUS.
2 - CNES.
Cadastro
Nacional de Estabelecimentos de Saúde, tem como objetivo cadastrar
todos os tipos de estabelecimento da área, sejam eles públicos, privados ou
conveniados, pessoa jurídica ou física, desde que, por meio deles, sejam
realizados serviços de atenção à saúde no Brasil.
3 - SIGTAP
Um dos fundamentais recursos para a manutenção da saúde financeira dos
serviços de saúde que prestam atendimento ao Sistema Único de Saúde é o SISTEMA
DE GERENCIAMENTO DA TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS (SIGTAP), sendo este um instrumento
para fortalecer o processo de tomada de decisões no âmbito financeiro.
4 - SIA/SUS
SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL. O SISTEMA DE
INFORMAÇÃO AMBULATORIAL, chamado SIA/SUS é um sistema do SUS que tem por
objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para
subsidiar a tomada de decisões em saúde.
5 - SIH
O objeto de aprendizagem SIH-SUS trata das informações sobre as internações hospitalares
é chamado de Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS). ... Fala como são coletadas as informações e logo em
seguida aborda as vantagens e limitações do sistema.
6 - CIHA
Comunicação de Informação Hospitalar e
Ambulatorial
A Comunicação de Informação Hospitalar e
Ambulatorial foi criada para ampliar o processo de planejamento,
programação, controle , avaliação e regulação da assistência a saúde
permitindo um conhecimento mais abrangente, amplo e profundo dos perfis
nosológico e epidemiológico da população brasileira, da capacidade instalada e
do potencial de produção de serviços do conjunto de estabelecimentos de saúde
do País.
O sistema permite o acompanhamento das ações e
serviços de saúde executados por pessoas naturais ou jurídicas, de direito
público ou privado provendo informações dos pacientes cuja atenção é custeada
por planos e seguros privados de assistência à saúde;
A CIHA surgiu da necessidade de incluir, no Sistema
CIH, a possibilidade de registro dos atendimentos ambulatoriais, não informados
no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS).
As informações registradas no sistema servirão
também como base para o processo de certificação das entidades beneficentes de
assistência social para obtenção da isenção das contribuições para seguridade
social;
7 - SISREG
significa
“Sistema Nacional de Regulação”. É um sistema on-line, criado para o
gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação
hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e
otimização na utilização dos recursos.
8 - SISMAC:
1.
O Sistema de Controle do Limite Financeiro da Média
e Alta Complexidade – SISMAC – foi criado pelo Ministério da Saúde, para
auxiliar o gestor do SUS a acompanhar a evolução dos recursos federais
destinados ao cofinanciamento de ações e serviços ambulatoriais e hospitalares
de média e alta complexidade, executados sob gestão dos estados, do Distrito
Federal e dos municípios.
2. Os
recursos registrados no SISMAC correspondem ao componente I do grupo de
financiamento da atenção de Média e Alta Complexidade (MAC), que inclui o Teto
MAC mais os incentivos permanentes de custeio, nos termos da Portaria GM/MS nº 204 de 2007, transcritos para a Portaria de Consolidação Normativa nº 6, de 28 de setembro de 2017 e,
atualizados pela Portaria GM/MS nº 3992 de 28 de dezembro de 2017 .
3. Estão
fora do SISMAC os recursos referentes ao Fundo de Ações Estratégicas e
Compensação – FAEC, segundo componente do Bloco MAC, os quais são transferidos
aos fundos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, mediante
comprovação da execução de procedimentos selecionados. Também não constam do
SISMAC, descontos relativos aos hospitais universitários, amortização de empréstimos
consignados e outros.
4. Por estas
razões, os valores registrados no SISMAC representam a maior parte dos valores
transferidos mensalmente aos fundos estaduais, distrital e municipais, mas não
coincidem, necessariamente, com os valores dos depósitos realizados pelo Fundo
Nacional de Saúde.
5. Algumas
vezes, a expressão Teto MAC é equivocadamente empregada em relação a
estabelecimentos de assistência à saúde, confundida com o valor máximo
estipulado no contrato de prestação dos serviços.
6. Para o
Ministério da Saúde, não existe o conceito de Teto MAC por estabelecimento de
assistência à saúde, uma vez que as entidades prestadoras de serviços ao SUS
recebem sua retribuição pecuniária do gestor contratante, após aprovação da
fatura de serviços prestados, e não, como no caso do gestor, sob a forma de
transferência regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde ao fundo
estadual, distrital ou municipal. Não é finalidade do SISMAC registrar valores
referentes à remuneração de instituições de assistência à saúde, prestadoras de
serviços ao SUS.
7. O ponto
de partida do banco de dados do SISMAC é o valor do Teto MAC em dezembro de
2002. A partir desse marco, estão registradas no Sistema, todas as portarias
ministeriais que, por diferentes motivos, vêm alterando aquele valor.
9 - SisCNRAC
foi
desenvolvido pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DERAC) em
parceria com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), a fim de
contribuir para a melhoria contínua dos procedimentos relacionados ao
financiamento das ações de saúde, e controle de pagamentos aos prestadores de
serviços .
10 - SIPNASS - Sistema do Programa Nacional de
Avaliação de Serviços de Saúde
Apresentação
Sistema que avalia os serviços de saúde por
meio de auto-avaliações, avaliação técnica do gestor, pesquisas de satisfação
dos usuários, pesquisas de relações e condições de trabalho e indicadores de
saúde.
Benefícios
Início das mudanças necessárias para incorporar a
avaliação de estabelecimentos prisionais e de adolescentes em conflito com a
lei;
Criação de análises gráficas que apresentem a
situação do estado para o gestor estadual;
Otimização das consultas feitas ao banco de dados,
principalmente as que se relacionam com as pesquisas de usuários e de
trabalhadores, que hoje contam com aproximadamente 5 milhões de linhas;
Introdução da ferramenta BIRT, que é um gerador de
relatórios, que permite a exportação de dados para o formato XLS de forma mais
efetiva do que a utilizada anteriormente (Jasper Reports);
Mudança do framework utilizado na camada de
apresentação (Struts para JSF) e;
Migração do mecanismo de persistência Hibernate
para JPA.
Funcionalidades
Terminar as alterações referentes à introdução do
módulo prisional. Disponibilizar os dados do sistema nos formatos TabWin e
TabNet;
Definir com o usuário as interfaces que existirão
entre o PNASS e o módulo de contratos. Validar junto ao usuário os
indicadores ambulatoriais, de oncologia, materno-infantis e de nefrologia;
Criar um WebService para que
outros sistemas (tais como o CNES) possam consultar o resultado final das
avaliações por estabelecimento;
Disponibilizar no sistema todos os gráficos
presentes no relatório final do PNASS para que os gestores (do estabelecimento,
do município e do estado) possam realizar suas análises de forma mais rápida;
Estudar como cruzar as diferentes avaliações para
gerar informações que hoje estão escondidas (provavelmente utilizar alguma
ferramenta de Datamining).
Ambiente Operacional
O sistema é 100% web sendo acessado principalmente
pelos gestores federais, estaduais e municipais (este último das grandes
capitais). O acesso ao sistema é monitorado pela ferramenta Awstat.
DO AMIGO EDY GOMES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário