Preço de ônibus escolar varia entre R$ 139 mil e R$ 250 mil
Escrito por Assessoria de Comunicação Social do FNDE
O ônibus rural escolar pequeno (até 29 estudantes sentados) ficou registrado em R$ 139 mil. Se for equipado com plataforma elevatória, para facilitar o acesso de cadeira de rodas no veículo, o preço vai para R$ 147,4 mil. A empresa Iveco Latin America venceu esses dois itens do pregão eletrônico do FNDE nº 50/2012.
A Marcopolo levou o item 3 do pregão. Trata-se de um ônibus pequeno com tração 4x4 e com capacidade para 23 alunos sentados. O preço ficou em R$ 196,5 mil.
O ônibus médio teve como vencedor a empresa Man Latin America. Com capacidade para 44 estudantes sentados, os preços variam de R$ 227,7 mil a R$ 237,7 mil (veículo equipado com plataforma elevatória).
Já a Mercedes-Benz do Brasil venceu o grupo de ônibus grandes, com capacidade para 59 alunos sentados. Os veículos custam R$ 240,5 mil e R$ 250,5 mil (com plataforma elevatória).
Adesão – Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; por meio de financiamento do BNDES, que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro; ou via convênio com o FNDE. Os interessados em pedir adesão à ata de registro de preços devem acessar o Sistema de Gerenciamento de Adesão de Registros de Preço do FNDE (Sigarp), disponível no portal eletrônico da autarquia.
“Desde sua criação, em 2007, o Caminho da Escola já disponibilizou mais de 23 mil ônibus escolares a estados e municípios, sendo que mais da metade foi adquirida com recursos do governo federal”, afirma José Maria Rodrigues de Souza, coordenador-geral do programa.
Entre as especificações dos veículos, há cinto de segurança em todos os assentos e mecanismo de proibição de locomoção com a porta aberta. A largura do corredor central é mais estreita que o habitual, dificultando que os estudantes fiquem em pé nos veículos e aumentando a quantidade e o conforto dos assentos. Também têm limitador de velocidade, tacógrafo eletrônico e GPS, para garantir maior segurança aos estudantes e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas, e de consumo de combustível.
Outras características são chassi mais alto e rodas mais próximas da frente e da traseira do veículo, para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros. “Todas essas especificações garantem mais segurança e conforto aos alunos que utilizam o transporte escolar”, afirma o coordenador.
DO AMIGO EDY!
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